Notícias

16/05/2016 - 11:33

CFP participa do Maio Amarelo

Campanha chama a atenção da sociedade para o tema da segurança viária

CFP participa do Maio Amarelo

Ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, o Movimento Maio Amarelo pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos no sentido de promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão e cidadã em seus deslocamentos diários no trânsito.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio de sua Comissão de Psicologia no Trânsito, apoia a iniciativa e está promovendo ao longo dos próximos meses uma série de eventos com psicólogos (as) que atuam em Psicologia do Trânsito nas diversas regiões brasileiras para discutir aspectos e dúvidas referentes à temática. Além disso, a comissão está desenvolvendo um curso no OrientaPsi sobre Psicologia do Trânsito, proporcionando oportunidades de aprofundamento na problemática de trânsito de forma que os psicólogas (os) da área possam ampliar sua atuação na área de políticas públicas para redução da acidentalidade.

Em novembro do ano passado, a autarquia realizou o Seminário “Psicologia e Comportamento no Trânsito”. O evento teve como objetivo levantar os principais aspectos do cenário institucional da Psicologia no Trânsito e sugerir ações técnico-profissionais relacionadas à Psicologia e ao comportamento seguro no trânsito.

Na mesma semana, a comissão do CFP esteve representada na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito. A Conferência reuniu cerca de 1.700 participantes, de 150 países, e foi uma oportunidade para os Estados-Membros trocarem informações e experiências acerca das melhores práticas em segurança no trânsito e analisar o progresso da implementação do Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.

Confira o vídeo produzido pelo CFP sobre Psicologia e Trânsito:https://www.youtube.com/watch?v=4HAin0Bi4y0