Notícias

25/09/2015 - 12:01

CFP participa do V Congresso da Abrapesp

Evento comemora 15 anos da fundação da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte

CFP participa do V Congresso da Abrapesp

Foi aberto, na noite desta quinta-feira (24), o V Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte, na sede da Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento, que acontece de 24 a 26 de setembro, conta com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A mesa de abertura teve a participação de duas integrantes da Autarquia, Mariza Monteiro Borges (presidente) e Luciana Ferreira Ângelo (membro do coletivo ampliado – Psicologia do Esporte), que também é presidente da Abrapesp.

O evento conta com 11 minicursos, duas mesas, seis relatos de experiência e outras atividades, como a eleição da nova diretoria da Abrapesp, bem como noite de autógrafos de livros referentes à temática. Antes da solenidade de abertura, foram realizados 11 minicursos, que também contaram com participações de representantes do CFP. O conselheiro Roberto Cruz abordou o tema “Avaliação psicológica e suas implicações no movimento humano”, e Luciana Ângelo ministrou o curso “Carreira Esportiva e suas fases de transição”.

Mesa de Abertura 

IMG_2978 (2)Na mesa de abertura, a presidente do CFP destacou o ineditismo da participação da Autarquia no referido Congresso. Para a dirigente,  é importante a aproximação da Educação Física com a Psicologia do Esporte, pois, segundo ela, são duas áreas que transitam muito próximas na Academia, bem como busca esforços para um desenvolvimento multiprofissional. Luciana Ângelo elencou os esforços feitos pela Abrapesp em prol de contribuições para a Psicologia do Esporte, bem como as ações do campo da Educação Física para a especialização.

A representante do Ministério do Esporte, Cássia Damiani, destacou as iniciativas do Governo Federal, como as alterações feitas em diversas legislações sobre Esporte, dando ênfase à Lei 9.615/98 (Lei Pelé).  Segundo ela, o Ministério do Esporte tem buscado, além do futebol, esporte mais praticado no país, estimular o crescimento de outras áreas, bem como enfrentar o sexismo ainda existente no esporte brasileiro, que privilegia homens em detrimento de mulheres.  O órgão estabeleceu uma parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a fim de realizar uma “radiografia” do esporte brasileiro: quem pratica, quais esportes, investimento público, privado ou do terceiro setor.

Ciência do Esporte 

Logo após a cerimônia de abertura, a professora Cristianne Carvalho realizou conferência que tratou do tema “Ciências do Esporte e suas inserções no cenário esportivo brasileiro”. A pesquisadora fez um relato da trajetória dos 15 anos da Psicologia do Esporte no Brasil, desde a publicação da Resolução CFP 014/2000 – que a regulamentou como especialidade no país.

Carvalho destacou a ausência de profissionais nessa especialidade diante das demandas que vêm sendo criadas nos últimos anos. A pesquisadora também enfatizou o fato de não existir nenhum curso de Mestrado e/ou Doutorado em Psicologia do Esporte, o que dificulta a realização de pesquisas na área.

Para mudar esse quadro de carência de (in) formação específica na área, ela apontou a necessidade de empenho conjunto entre os cursos de Psicologia e Educação Física, bem como esforços dos respectivos conselhos de profissão e instituições, “o que é fundamental para vencermos os desafios expostos e garantirmos bons resultados. Não podemos desistir”, finalizou.