Notícias

17/11/2015 - 16:00

CFP participa do X Simpósio de Psicologia e Senso Religioso

Evento aconteceu na PUC/PR, em Curitiba, e tratou sobre Psicologia da Religião no Brasil: Pesquisa, Teoria, Ensino e Prática

A discussão em torno da Psicologia da Religião e seus desdobramentos em termos de pesquisa, teoria, ensino e prática são de extrema relevância.  Esse e outros temas correlatos foram discutidos, dos dias 9 a 11 de novembro, em Curitiba/PR, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), no “X Simpósio de Psicologia & Senso Religioso: Psicologia da Religião no Brasil: Pesquisa, Teoria, Ensino e Prática”.  O evento foi composto por  conferências, mesas redondas, simpósios, sessões coordenadas, apresentação de trabalhos orais e sob a forma de pôsteres.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi representado pela presidente da Autarquia, Mariza Monteiro Borges, que participou do simpósio sobre Religião e Laicidade. Na referida temática, Mariza apresentou a posição do Sistema Conselhos de Psicologia sobre Psicologia e Religião, defendendo a laicidade do Estado. Nesse debate, participaram também representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia da 5ª e 6ª Região (Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente), além da professora da Universidade Católica de Brasília (UCB) Maria Helena de Freitas, que discorreu sobre as diferenças entre Psicologia da Religião para Psicologia Religiosa.

Debate 

Mariza Borges destacou o ineditismo do CFP em participar desse evento.  A presidente do CFP abordou a posição do Sistema Conselhos tomada na Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (APAF), baseada nos trabalhos do Grupo de Trabalho (GT) de Laicidade, em que se coloca a favor da laicidade, ou seja, a separação do Estado da religião. A dirigente ressaltou ainda a importância de se ter a clareza de que a Psicologia da Religião é uma subárea da Psicologia que se dedica ao estudo sistemático do comportamento religioso.

A presidente da Autarquia reforçou que o simpósio foi muito interessante para se ter uma ideia  do avanço desses estudos, a importância para a ciência psicológica e o exercício profissional.