Notícias

10/11/2022 - 9:00

CFP promove diálogo sobre Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências

Gênero, trabalho e política, saúde da mulher e questões raciais estão entre os temas a serem abordados no encontro que acontece no próximo sábado (12), em SP, com transmissão on-line

CFP promove diálogo sobre Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências

A Psicologia é considerada uma profissão predominantemente feminina, com 84% do total de profissionais com registro ativo no país formado por mulheres. Para debater o assunto, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza no próximo sábado (12), em São Paulo (SP), o “Germinário Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências”.

O diálogo acontece das 9h às 17h, como parte da programação do 6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (CBP). Gênero, Trabalho e política, saúde e questões raciais estão entre os temas que serão abordados no evento, que terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do CFP.

A abertura do germinário terá a participação da presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes; da conselheira do CFP, Alessandra Almeida; e da ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal Eleonora Menicucci.

O germinário contempla a diversidade de pautas que atravessam a constituição das mulheres e de questões que se apresentam no dia-a-dia da atuação das psicólogas. Confira a programação:

Mesa 1 – A conselheira do CFP Marina Del Poniwas será a mediadora da mesa sobre Gênero, que terá as participações da professora do Departamento de Psicologia Clínica da UnB Valeska Zanello; da doutora em Psicologia Social da UFMG Geíse Pinheiro Pinto; e da professora da PUC/SP Bia Brambilla.

Mesa 2 – A segunda mesa será sobre Trabalho e Política, com mediação da conselheira do CFP Alessandra Almeida. Participam do diálogo a psicóloga atuante no SUAS e conselheira diretora do CRP03/BA, Glória Maria Machado Pimentel; a mestre e psicóloga pelo IP/USP Laís Nicolodi; e a doutora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo/UFBA, Darlene Silva Vieira Andrade.

Mesa 3 – A conselheira Marisa Helena Alves mediará a mesa sobre Saúde com a participação da psicóloga da Defensoria Pública da Bahia Vanina Miranda da Cruz; da psicóloga no Hospital Pérola Byington Daniela Pedroso; e da psicóloga, doutoranda em Psicologia Social e Institucional/ UFRGS Sofia Fávero Ricardo.

Mesa 4 – A última mesa do germinário será mediada pela conselheira do CFP Célia Zenaide, com o tema Questões Raciais. O diálogo tem como convidadas a psicóloga e coordenadora geral da Rede Dandaras, Laura Almeida; da psicóloga de Saúde indígena no DSEI/BA, Nita Tuxá; e da psicóloga e mestra em Estudos Interdisciplinares/UFBA Anne Bittencourt Santos e Silva.

No encerramento, os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) serão convidados a colaborar com uma carta aberta do Sistema Conselhos de Psicologia em defesa das mulheres.

Germinário Mulheres, Psicologia e enfrentamento às violências

Data: 12 de novembro de 2022 – Sábado
Local: UNINOVE – Campus Memorial, localizado na Av. Dr. Adolpho Pinto, 109 – Barra Funda, São Paulo/SP (ao lado da estação do metrô Barra Funda).
Transmissão em tempo real pelas redes sociais do CFP