Notícias

10/08/2022 - 10:03

CFP promove evento para celebrar os 60 anos da Psicologia. Participe!

Cerimônia acontece na próxima sexta-feira (12/8) e vai unir memória e arte para recontar as transformações e avanços da profissão. Transmissão ao vivo pelas redes sociais do CFP

Neste mês de agosto a Psicologia completa seis décadas desde que foi regulamentada como ciência e profissão no Brasil. Para celebrar esta importante trajetória, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove no próximo dia 12/8, em Brasília (DF), a partir das 18h30, a cerimônia “Psicologia 60 Anos: Uma História para Construir o Futuro”.

Unindo memória e arte, a atividade vai resgatar as transformações e avanços da Psicologia no Brasil a partir de sua regulamentação, em 1962. Desde o contexto da profissão diante da recém instalada ditadura civil-militar, às lutas para fazer da Psicologia uma profissão orientada pelo cuidado integral e a promoção da dignidade humana, cada vez mais presente nas políticas públicas.

“Será uma celebração em que profissionais e artistas usuários da rede de serviços de saúde mental, referenciados em suas práticas e corpos, apresentarão as tessituras que marcam a construção da Psicologia no Brasil. É o olhar da arte – que se mostrou tão essencial diante das dores vivenciadas com a pandemia da Covid-19 – mais uma vez trazido em sua dimensão humanizadora e como potência para conhecer e transformar a realidade”, destaca a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes.

A programação também vai homenagear as presidências de todos os Plenários do Conselho Federal de Psicologia ao longo desses 60 anos, em reconhecimento às contribuições para a constituição desta profissão que hoje conta com mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o Brasil.

“É o olhar a uma profissão que se constrói e reconstrói ancorada em um compromisso ético, científico e político. Uma Psicologia em movimento, atenta ao passado para construir o presente e projetar o futuro”, ressalta a presidente do CFP.

Transmissão em tempo real

A programação do evento será transmitida em tempo real pelas redes sociais do Conselho Federal de Psicologia. E você é nossa(o) convidada(o) especial.

Participe desta celebração!