Notícias

28/03/2016 - 16:51

CFP promove evento sobre Recovery

Encontro abordará o debate ético, político e científico acerca do conceito que preza os direitos humanos no restabelecimento em saúde mental

CFP promove evento sobre Recovery

Com o objetivo de trocar experiências e práticas em Recovery e contribuir para o aprofundamento do processo da reforma psiquiátrica brasileira, será realizado no dia 25 de maio, em São Paulo, o 1˚ Colóquio Internacional em “Recovery (Restabelecimento): Vivências e Práticas”. O evento proporcionará um ambiente para o debate ético, político e científico sobre o tema, de maneira a promover o aprendizado e a troca de experiência entre usuários, familiares, profissionais e pesquisadores.

O encontro precede o 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental e conta com rodas de conversas e apresentações acerca do conceito Recovery, que adota um referencial de direitos humanos e tem sido proposto como uma visão orientadora na concepção e implementação de serviços e na definição de políticas públicas de saúde mental.

Projetos socioeconômicos, associações e cooperativas relacionados ao tema também serão apresentados, assim como o compartilhamento de experiências de usuários. Estão previstas participações internacionais com palestrantes vindos da Itália, Estados Unidos, África e Angola.

De acordo com a psicóloga Graziela do Carmo Reis, uma das organizadoras do evento, a superação do modelo manicomial encontra ressonância nas políticas de saúde mental do Brasil, Estados Unidos e Itália. Segundo ela, nestes países observam-se intercalações de períodos de intensificação das discussões e de surgimento de novos serviços e programas que promovem a reestruturação da assistência psiquiátrica, salvaguardando os direitos civis, a dignidade, os direitos humanos dos usuários dos serviços de saúde mental, bem como desenvolvendo estratégias de inserção comunitária e cidadania.

Ela destaca ainda que, apesar dos significativos avanços produzidos nos últimos anos, obstáculos e dificuldades em fazer avançar a reforma psiquiátrica continuam sendo o maior desafio. “Ainda vivemos num Estado Democrático de Direito frágil e excludente. Os usuários dos serviços em saúde mental ainda vivem em vulnerabilidade psicossocial e sofrem diferentes modalidades de violência. As redes de apoio aos usuários, familiares e serviços ainda precisam ser fortalecidas e reconhecidas socialmente”, afirma Reis, que representa o CFP no Internacional Recovery and Citizenship Concul (IRCC).

O 1˚ Colóquio Internacional em “Recovery (Restabelecimento): Vivências e Práticas” é uma inciativa do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em parceria com Internacional Recovery and Citizenship Concul (IRCC), Yale Program for Recovery and Community Health, o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Campinas (UNICAMP), o Programa de Extensão em Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais/ (UFMG) e a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

O evento acontece um dia antes do 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, que tem como tema “Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica”, e que será realizado pela ABRASME, de 26 a 28, também na UNIP, em São Paulo.