Notícias

30/01/2023 - 15:48

CFP publica relatório final da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Documento também reúne contribuições do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS em temas como controle social, orçamento e vínculos trabalhistas

CFP publica relatório final da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

A Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS), do Conselho Federal de Psicologia (CFP), publicou o relatório final da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social. Realizada ao longo de 2022, nas cinco regiões do país, a atividade teve como objetivo estimular o compartilhamento de experiências, saberes e práticas da Psicologia na Política Pública de Assistência Social frente ao contexto da pandemia de Covid-19.

Mais de 160 práticas de Psicologia no SUAS foram apresentadas ao longo do evento, que mobilizou a participação de profissionais, professoras(es), pesquisadoras(es) e estudantes de Psicologia, além de outras(os) trabalhadoras(es) que atuam na Política de Assistência Social e nas demais Políticas Públicas com ações conjuntas na execução intersetorial de ofertas socioassistenciais.

O objetivo geral da Mostra foi possibilitar a reflexão sobre o fazer da Psicologia na Política de Assistência Social, tendo em vista o contexto emergencial imposto pela pandemia de Covid-19, e a potência da atuação da ciência psicológica no enfrentamento das desigualdades sociais.

A conselheira do CFP, Neuza Guareschi, destaca a dinâmica de organização da atividade “A Mostra SUAS foi organizada a partir das experiências dos profissionais na pandemia de Covid-19 e a partir dos eixos propostos para a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social, onde foram evidenciadas questões da política da assistência social nos serviços com os usuários e trabalhadores”.

Segundo Guareschi, cada etapa da Mostra SUAS destacou especificidades regionais. “Cada região escolheu um tema de acordo com suas realidades e necessidades. Emergências e desastres, cuidados junto a populações específicas, infância e adolescência e implicações após a pandemia, entre outros”, complementa.

Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS
Para reafirmar a importância da organização das trabalhadoras e trabalhadores da assistência social no país, em cada uma das etapas da II Mostra Nacional de Psicologia no SUAS também houve um momento específico para tratar sobre o Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS.

O investimento em serviços e programas socioassistenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade social e de precarização do trabalho foi o ponto alto de debate, com construção de documento reunindo as contribuições das trabalhadoras(es) de cada região.

O material reúne as reflexões e considerações dessas(es) profissionais, que atuaram na linha de frente no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e na construção de planos de contingência, considerando as questões que desestruturaram a vigilância socioassistencial e toda a rede de serviços. Confira o relatório final da II Mostra SUAS.