O Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibiliza, a partir desta terça-feira (25), uma publicação digital com os trabalhos ganhadores do Prêmio Profissional Avaliação Psicológica direcionada a Pessoas com Deficiência. Os trabalhos premiados são inéditos e apresentados sob a forma de ensaio teórico ou relatos de práticas embasadas na ciência psicológica. A publicação está disponível no site do CFP.
O prêmio teve como objetivo estimular profissionais de Psicologia a elaborar produções científicas que versem sobre o tema, de modo que gerem reflexões teóricas sobre modelos e práticas em consonância com o século 21. A iniciativa fez parte das ações comemorativas dos 15 anos do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), em 2018.
Os nomes das(os) vencedoras(res) do Prêmio foram divulgados pelo CFP em novembro no site do CFP e as premiações entregues durante o V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (V CBP), em São Paulo, em 17 de novembro de 2018, com transmissão ao vivo do site do Conselho Federal.
A avaliação psicológica no Brasil tem avançado nos últimos anos em razão das ações promovidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia e entidades científicas, sendo a avaliação psicológica para pessoas com deficiência uma demanda por parte da sociedade para inclusão dessas pessoas nos diversos contextos.
O CFP tem o interesse de conhecer e difundir a práxis das(os) psicólogas(os) para inclusão de diferentes populações nas atividades relacionadas à avaliação psicológica, com o objetivo de levar a categoria a pensar e a integrar novas formas de ação inclusiva na sua prática profissional.
Seleção
Foram recebidas 46 inscrições para trabalhos nas categorias individual e em equipe. A Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do CFP compôs a Comissão Julgadora e as avaliações contaram com duas etapas. Na primeira, foram considerados os seguintes aspectos: análise individual, a partir de critérios como originalidade do trabalho; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; pertinência, abrangência e desenvolvimento dos referenciais teóricos; estrutura/organização e redação do texto. A segunda constituiu-se de duas reuniões presenciais para o levantamento das pontuações e definições dos trabalhos ganhadores. Em todas as etapas, as avaliações ocorreram às cegas, ou seja, sem identificação das(os) autoras(es) dos trabalhos.
Veja as(os) ganhadoras(es):
Categoria Profissional/ Trabalho Individual
Relato de experiência de ensino de avaliação psicológica para estudantes com deficiência visual – Ingrid Luiza Neto – 1o. lugar.
Categoria Profissional/ Trabalho Individual
Avaliação psicológica de crianças com lesão cerebral: contribuições de uma prática ecológica em psicologia hospitalar – Carolina Alves Rezende Alcântara – 2o. lugar.
Categoria Profissional/ Trabalho Individual
Avaliação psicológica de pessoas com deficiência: reflexões para práticas inclusivas – Leonardo de Oliveira Barros – 3o. lugar.
Categoria Profissional/ Trabalho Individual
Avaliação psicológica e deficiência: desafio na formação e prática profissional do psicólogo no século XXI – Tatiana de Cássia Nakano – Menção Honrosa.
Categoria Profissional/ Trabalho Individual
Desenvolvimento de itens para testagem adaptativa sob a perspectiva da Testagem Universal – Cassandra Melo Oliveira – Menção Honrosa.
Categoria Profissional / Trabalho em equipe
Formação em Psicologia: reflexões a partir do ensino de avaliação psicológica às pessoas com deficiências –Tatiane Oliveira Zanfelici e Raquel Pondian Tizzei – 1o. lugar.
Categoria Profissional / Trabalho em equipe
Avaliação, inclusão e promoção de autonomia – Ísis Teixeira Faria e Mônica da Silva Mollins – 2o. lugar.
Categoria Profissional / Trabalho em equipe
Estimulação cognitiva na Paralisia Cerebral como estratégia de inclusão à luz da teoria de Piaget: experiência de um Centro de reabilitação em Teresina- PI – Maria Andréia Bezerra Marques, Ana Carolina Pinto Soares e Marta Maria Brito Soares – 3o. lugar.