Notícias

07/04/2020 - 18:54

CFP realiza debate ao vivo sobre atuação da Psicologia em emergências e desastres nesta quarta-feira (8)

Live faz parte dos esforços do CFP em ampliar debate com a categoria sobre a atuação da Psicologia frente à pandemia do novo coronavírus_

CFP realiza debate ao vivo sobre atuação da Psicologia em emergências e desastres nesta quarta-feira (8)

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza nesta quarta-feira (8), às 16h, o debate ao vivo “Coronavírus: Atuação da Psicologia em emergências e desastres”. O objetivo é ampliar o diálogo com a categoria em meio à crise da pandemia da Covid-19. 

Mediado pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, o debate terá a participação das psicólogas especialistas no tema,  Maria da Conceição Correia Pereira, Ionara Vieira Moura Rabelo e Débora Noal. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook do CFP.

A pandemia do coronavírus exige uma atuação por parte das(os) psicólogas(os) que seja rápida, efetiva e resolutiva. Diante da complexidade, de antever que o atendimento nessas situações encontrará pessoas em grave situação de vulnerabilidade, o CFP compreende que a Psicologia tem papel fundamental junto ao enfrentamento das situações de crise na sociedade. 

Tanto o CFP quanto os Conselhos Regionais de Psicologia têm constantemente reforçado seu papel de orientar e promover estratégias de atuação diante dessas situações, sempre buscando o acolhimento às pessoas afetadas por emergências e desastres. 

Conheça as participantes 

Ana Sandra Fernandes 

Atual presidente do CFP, foi vice-presidente do Conselho na gestão 2016/2019. É psicóloga clínica e professora do curso de Psicologia do Unipê.

Maria da Conceição Correia Pereira

Psicóloga e professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e da Professor da UNINASSAU – Recife (PE), grupo de pesquisas trauma e luto. Doutora em neuropsiquiatria e Ciências do comportamento. Tem experiência em temas como gerenciamento de crises, psicologia das emergências e desastres.  

Ionara Vieira Moura Rabelo 

Psicóloga na Secretaria de Saúde de Goiânia, Doutora com experiência em Gestão Integral de Riscos e Desastres.

Débora Noal

Doutora em psicologia e pesquisadora SMAPS em desastres e epidemias da FIOCRUZ.