Notícias

20/05/2019 - 16:45

Diálogo Digital: “Acidente de Trabalho e Saúde Mental”

Evento faz parte das ações de prevenção aos acidentes de trabalho, parceria com o Ministério Público do Trabalho

Diálogo Digital: “Acidente de Trabalho e Saúde Mental”

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza nesta terça-feira (21), às 15h30, o Diálogo Digital sobre “Acidente de Trabalho e Saúde Mental do Trabalhador”. O bate-papo faz parte das ações de prevenção aos acidentes de trabalho, assunto abordado com mais destaque pelo o Ministério Público do Trabalho (MPT) no mês temático do “Abril Verde”.

O Diálogo será transmitido ao vivo pelo www.site.cfp.org.br e redes sociais do Conselho. Participam do debate o presidente do CFP, Rogério Giannini, o representante do MPT, Afonso Rocha, a presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Fabiana Queiroga e Claudia Rejane de Lima, especialista em saúde pública e experiência de mais de 20 de assessoria sindical em Saúde do Trabalhador. Questões como assédio moral e outras características no contexto do trabalho moderno são foco da discussão.

As ações do Abril Verde ressaltam a importância da luta contra os acidentes de trabalho, que nem sempre são visíveis. Saúde mental e doenças mentais decorrentes do trabalho precisam ser tratadas. O adoecimento mental é o grande desafio da contemporaneidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Sendo assim, saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. As situações de competição são as principais causas de estresse associado ao trabalho. Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho, entre outros.

Você pode participar do Diálogo Digital, mandando perguntas para o email comunica@cfp.org.br, pelo WhatsApp (61-9.9554-5738) ou pelos canais do CFP nas redes sociais usando a hashtag #DialogosCFP.  O evento, realizado na sede do CFP, em Brasília, será transmitido pelo site do CFP, Facebook e Youtube da Autarquia.