Notícias

09/09/2021 - 15:45

CFP realiza etapa Sudeste do webinário preparatório para II Mostra de Práticas em Psicologia no SUAS

Live ocorrerá no dia 13 de setembro, a partir das 15h, ao vivo nas redes sociais do CFP

CFP realiza etapa Sudeste do webinário preparatório para II Mostra de Práticas em Psicologia no SUAS

No próximo dia 13 de setembro, às 15h, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizará a segunda etapa dos eventos preparatórios para a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Desta vez, o Webinário organizado pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (CONPAS/CFP) será da Região Sudeste, com o tema “Emergências e desastres: práticas da psicologia no SUAS frente ao cenário pandêmico e à ausência de planos de contingência”.

O objetivo dos webinários é viabilizar diálogos preparatórios para os eixos da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social e para o fazer da Psicologia no Sistema Único da Assistência Social, sobretudo no contexto da pandemia.

O webinário da Região Sudeste conta com a participação de especialistas na área e será transmitido on-line, pelo canal do Youtube do CFP, Facebook e Twitter, com acesso nacional a toda a categoria.

A realização é uma proposta da CONPAS/CFP, em articulação com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) integrantes das respectivas regiões do país onde ocorrerão as próximas etapas.

Confira o currículo das(os) convidadas(os) do webinário da Região Sudeste:

Cecília Ribeiro (CRP 04/44046)
Psicóloga e Mestra em Psicologia pela UFSJ. Membro da Comissão de Emergência e Desastres, CRPMG. Coordenadora da área temática de saúde da assessoria técnica das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, na região 2 da Bacia do Rio Paraopeba, AEDAS.

Débora Noal (CRP 01/16679)
Psicóloga, Pós-Doutora em saúde pública (ENSP/FIOCRUZ), Doutora e mestre em Psicologia (UnB), com Doutorado Sanduíche na Division of Social and Transcultural Psychiatry (McGill University, Canadá).Trabalhou junto a Médicos Sem Fronteiras, em projetos nacionais e internacionais, atuando no desenvolvimento e coordenação de estratégias de saúde mental coletiva, atendimentos clínicos individuais e grupais voltado para sobreviventes de desastres e populações vivendo em contextos de extrema vulnerabilidade nos continentes Americano, Africano e Asiático. Atualmente coordena o grupo de pesquisadores em saúde mental e atenção psicossocial em desastres e pandemias da Fiocruz.

Joari Carvalho (CRP 06/88775)
Graduação em psicologia (2004) e mestrado em psicologia social (2009), pelo IPUSP. Formação na Escola de Governo de São Paulo (2004). Psicólogo social na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano – SP (desde 2008), onde atuou em atendimento pelo Creas e em funções de gestão na supervisão de convênios, em assessoria técnica estratégica de gestão do Suas e retornou à vigilância socioassistencial. Ex-colaborador da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (2018 e 2019) e ex-conselheiro membro de grupos de trabalho, comissões e núcleos sobre assistência social e emergências e desastres do CRP- SP (2009 a 2016). Ex-articulador e coordenador do Fórum Estadual de Trabalhadoras e Trabalhadores do Suas em São Paulo, representando o CRP-SP (2009 a 2016).

Próximas etapas

Região Centro-Oeste: 30/09/2021, às 15h
Tema: “Vigilância Socioassistencial e Proteção Social: infância e juventude como prioridade absoluta”

Região Nordeste: 05/10/2021, às 15h
Tema: “Gestão dos direitos socioassistenciais visando a resolutividade das demandas e a emancipação social dos usuários”

Região Norte: 07/10/2021, às 15h
Tema: “Participação e equidade no controle social: a garantia dos direitos sociais na diversidade dos territórios”.

Assista aqui o Webinário da Região Sul