Notícias

23/09/2023 - 15:06

CFP realiza live com orientações a profissionais da Psicologia sobre a prevenção ao suicídio

Serão abordados temas importantes para orientar a atuação profissional frente a demandas de prevenção, cuidado e notificação de situações que envolvam risco de suicídio

CFP realiza live com orientações a profissionais da Psicologia sobre a prevenção ao suicídio

Na próxima quarta-feira (27), às 16h, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai realizar uma live sobre orientações para a atuação profissional frente a situações de suicídio.

O diálogo virtual será mediado pela conselheira federal Carolina Roseiro, que vai receber a presidenta do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), Catiana Nogueira dos Santos; e o psicólogo Paulo Navasconi. A transmissão será feita pelo canal oficial do CFP no YouTube.

Na live serão abordados temas importantes para orientar a atuação profissional frente a demandas de prevenção, cuidado e notificação de situações que envolvam risco de suicídio, com base nos princípios éticos e normativos da Psicologia e na legislação brasileira.

A conselheira Carolina Roseiro, que integra a Secretaria de Orientação e Ética do CFP, explica que a proposta da live atende a uma demanda da categoria sobre a atuação clínica em casos de pessoas com ideação suicida ou ideação auto lesiva. O diálogo também abordará os limites de fiscalização e orientação para a atuação dos Conselhos Regionais sobre a temática.

“Na prática profissional, esse é um tema cada vez mais debatido. Não importa se a psicóloga ou o psicólogo atua na área da saúde, da assistência social ou da clínica: a Psicologia tem sido cada vez mais requisitada a tratar da prevenção ao suicídio, a falar sobre essa questão em todos os espaços de atuação”, aponta a conselheira.

Conheça a mesa de debates
A psicóloga Catiana Nogueira dos Santos é mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e, atualmente, é a conselheira-presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região (CRP/BA).

O psicólogo Paulo Navasconi é mestre e doutor em Subjetividade e Práticas Sociais na Contemporaneidade pela Universidade Estadual de Maringá. Ele é professor assistente doutor no Departamento de Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista (UNESP Assis) e escreveu o livro “Vida, Adoecimento e Suicídio: Racismo na produção do conhecimento sobre jovens negros LGBTTIs”, publicado no ano de 2019.

Suicídio e os desafios para a Psicologia
Em 2013 o Conselho Federal de Psicologia lançou o livro “Suicídio e os Desafios para a Psicologia”, após a realização de dois debates on-line.

A publicação busca servir como referência para as(os) psicólogas(os) que atuam na área. A obra também auxilia na formulação de políticas públicas que busquem dar assistência à questão do suicídio e traz análises sociais e psicológicas aprofundadas.

Serviço
Live Orientações às Psicólogas sobre Prevenção ao Suicídio
Dia: 27/9/2023, às 16h
Acesse pelo canal do CFP no YouTube: https://www.youtube.com/@conselhofederaldepsicologia