
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza, no dia 11 de abril, um diálogo digital para marcar o lançamento de duas novas referências técnicas: Atuação profissional em políticas públicas sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos e Atendimento às mulheres em situação de violência. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal oficial do CFP no YouTube, a partir das 10h, e contará com a participação de conselheiras federais e profissionais da área que contribuíram com a elaboração dos documentos.
Além de apresentar as novas publicações, o evento tem como objetivo fomentar o debate a respeito dos desafios da atuação de profissionais da Psicologia nas diversas políticas públicas relacionadas a esses campos temáticos, destacando aspectos técnicos, éticos e científicos.
Participam da live a vice-presidente do CFP, Alessandra Almeida, e as conselheiras federais Neuza Guareschi e Clarissa Guedes, que coordenam o Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) e foram as responsáveis pela elaboração das novas referências técnicas.
Programação
A proposta da live é extrapolar os limites de cada referência e promover conexões entre os temas. A atividade será realizada sob a mediação da vice-presidenta do CFP, Alessandra Almeida (CRP 03/3642), e das conselheiras federais e coordenadoras do CREPOP, Neuza Guareschi (CRP 07/01309) e Clarissa Guedes (CRP 13/7675). Participam também como convidadas Heloisa de Oliveira Salgado (CRP 06/57626), que é psicóloga e pesquisadora, especialista em psicologia da infância, mestre e doutora (FSP-USP), e co-autora do livro “Como Lidar Luto Perinatal: Acolhimento em Situações de perda gestacional e neonatal” (2018); e Paula Rita Bacellar Gonzaga (CRP 04/64619), psicóloga doutora em Psicologia, professora da UFMG, mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos, com atuação marcada em Psicologia Social e Direitos Humanos.
Também integram o debate Cleciane Cruz dos Santos (CRP 03/25720), psicóloga com atuação em direitos humanos e inclusão, saúde mental e atenção psicossocial; e Mariana Borelli Rodrigues (CRP 02/16540), psicóloga e doutora em Psicologia, com especialização em estudos feministas, gestão educacional e sexualidade humana.
Saiba mais sobre os novos lançamentos
Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: a nova publicação traz considerações sobre os direitos sexuais e reprodutivos, discussões sobre a dimensão ético-política do tema, as desigualdades enfrentadas pelas diversas populações, atuação ética das(os) profissionais e múltiplos cenários no contexto da defesa às violações de direitos humanos no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos, considerando que todas as atividades profissionais devem estar alinhadas ao Código de Ética Profissional.
Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência: em sua segunda edição, a publicação destaca a interseccionalidade nas políticas públicas e no cuidado oferecido. A publicação discute ainda violência contra as mulheres (com deficiência, pretas, de contextos rurais, quilombolas, indígenas, gestantes e puérperas, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, inseridas no meio acadêmico, político, corporativo, mulheres encarceradas ou em situação de rua), práticas de atendimento psicológico e as condições de trabalho dos profissionais da Psicologia, com foco no aprimoramento da atuação da categoria e no fortalecimento das políticas públicas de combate à violência.
Serviço:
Live sobre as novas referências técnicas: Atuação profissional em políticas públicas sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos e Atendimento à mulheres em situação de violência
Data: 11 de abril de 2025
Hora: 10h
Onde assistir: Canal oficial do CFP no YouTube.