Notícias

25/11/2015 - 12:23

CFP realiza Seminário Psicologia e Comportamento no Trânsito

Evento levantou os principais aspectos do cenário institucional da Psicologia no Trânsito e sugeriu ações técnico-profissionais relacionadas à Psicologia

CFP realiza Seminário Psicologia e Comportamento no Trânsito

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou no dia 17 de novembro, na sede da Autarquia, o “Seminário Psicologia e Comportamento no Trânsito”. O evento teve como objetivo levantar os principais aspectos do cenário institucional da Psicologia no Trânsito e sugerir ações técnico-profissionais relacionadas à Psicologia e ao comportamento seguro no trânsito.

Após a abertura feita pelo vice-presidente do CFP, Rogério Oliveira, e pelo conselheiro João Carlos Alchieri, o evento discutiu o tema “O Cenário Institucional da Psicologia no Trânsito – Enfrentamentos e Desafios Futuros”. Após as falas, os participantes do seminário foram divididos em três grupos: Linhas de Pesquisa, Formação de RH, Divulgação Científica, Cooperação e Financiamento; Atuação Técnico-Profissional, Avaliação Psicológica, Outras Atividades Técnico-Profissionais e Diretrizes.

Discussões e deliberações

No primeiro grupo, na temática Linhas de Pesquisa, foi destacada a proposta de ampliar e fortalecer linhas tradicionais de pesquisa em Psicologia do trânsito (Segurança viária e prevenção), bem como as mais recentes (Mobilidade Sustentável). Na abordagem sobre a Formação de RH destacaram-se, entre outras: formação no uso e avaliação em simuladores; formação no uso de novas tecnologias aplicadas; desenvolvimento de competências para desenvolver, implementar e avaliar projetos de intervenção e epidemiologia aplicada ao trânsito.

Pelo segundo grupo, dentre os pontos elencados, foram pensadas a relação do psicólogo com o contratante; reconhecimento da Avaliação Psicológica como processo técnico já definido no âmbito da profissão (resoluções) e avaliação e acompanhamento de condutores e infratores.

No grupo 3, foram discutidas várias propostas, como a necessidade de alinhamento das políticas públicas em saúde, educação e segurança pública no âmbito da atuação do psicólogo no trânsito; redefinição do escopo da avaliação psicológica no contexto do trânsito com as seguintes sugestões: Manutenção da avaliação inicial (CNH); Incorporação da avaliação psicológica na renovação da CNH; Treinamento de habilidades funcionais quando detectado restrições importantes na avaliação inicial; Realização de avaliação psicológica tendo o condutor tenha participado de acidente de trânsito grave; Infrator contumaz (20 pontos), além do curso de reciclagem, deveria passar por treino de habilidades realizado por psicólogos; Uma vez constatado uso de álcool por parte do condutor, suspensão temporária da CNH, realização de avaliação psicológica.

Ao final do evento, deliberaram-se os seguintes encaminhamentos: criação de uma entidade do trânsito para tratar questões da atuação dos psicólogos; organização de um Seminário para discussão da criação dessa entidade e consolidação de um próximo encontro para o primeiro semestre de 2016.

Para o conselheiro do CFP João Carlos Alchieri, o evento foi importante porque, neste seminário, o CFP buscou junto a participantes de áreas distintas, em diversos âmbitos dapraxis psicológica, pontos de atualização para as diferentes ações do psicólogo no sistema trânsito. “Como o foco de atuação, a questão da segurança viária foi discutida em níveis relativos à investigação, ações profissionais e políticas institucionais valorizando os mais atuais desenvolvimentos técnico-científicos da ciência psicológica. Para todos os participantes a ideia de uma nova edição do seminário no primeiro semestre de 2016 foi acolhida favoravelmente”, reforçou.

2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito

Na mesma semana, nos dias 18 e 19 de novembro, foi realizada em Brasília a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito. No evento, a Conferência reuniu cerca de 1.700 participantes, de 150 países, incluindo Ministros da Saúde, Cidades, Interior, Transportes, Segurança Pública e/ou áreas correlatas à segurança no trânsito e suas delegações, e ainda representantes da sociedade civil de todos os países, bem como a presidente Dilma Rousseff.

O evento foi uma oportunidade para os Estados-Membros trocarem informações e experiências acerca das melhores práticas em segurança no trânsito. O objetivo do encontro de 2015 foi reunir ministros de áreas afins ao tema para analisar o progresso da implementação do Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020 e o alcance das metas.

O momento maior do evento foi a aprovação, na quinta-feira (19/11), pelos mais de 130 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração de Brasília, que contribuirá para mudar o paradigma do debate sobre trânsito em todo o planeta. O documento, apresentado pelo ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Castro, traz como prioridade a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas – usuários mais vulneráveis do trânsito. Essa é a primeira vez que um compromisso internacional dá ênfase ao transporte público como forma de aprimorar a segurança no trânsito. Os países reafirmaram também, no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, reduzir à metade, até 2020, as mortes causadas por acidentes de trânsito.