Notícias

07/10/2019 - 14:08

CFP recebe homenagem da Abrapsit por atuação na Psicologia do Trânsito

A homenagem reconhece o apoio e empenho do CFP na defesa e desenvolvimento da Psicologia do Trânsito e de seus profissionais no Brasil.

CFP recebe homenagem da Abrapsit por atuação na Psicologia do Trânsito

A Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) concedeu ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) medalha de honra ao mérito em reconhecimento ao apoio e empenho da Entidade na defesa do desenvolvimento da Psicologia do Trânsito no Brasil. A entrega da homenagem ocorreu em 13 de setembro, durante o XIII Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego e II Congresso Brasileiro de Psicologia de Tráfego, em Brasília (DF).

Segundo a presidente da Abrapsit, Patrícia Sandri, o CFP tem sido um grande parceiro em defesa da Psicologia do Trânsito. “No momento, temos vivido um impacto muito grande com o PL 3267/19 que pretende alterar significativamente a prática profissional do psicólogo do trânsito. E o CFP tem sido um parceiro na defesa dessa categoria profissional, da atuação da avaliação psicológica, da perícia psicológica para fins de CNH”, avalia.

Para a diretora da Abrapsit, Juliana Guimarães, a parceria tem feito com que (a)o profissional da Psicologia do Trânsito, que antes ficava isolada(o) nas clínicas, sinta-se agora reconhecida(o) e valorizada(o) pelo CFP. “É a primeira vez que o CFP nos coloca em um diálogo tão expressivo com a questão cientifica, ao mesmo tempo que não deixa de cobrar que essa categoria se forme, se atualize e que corra atrás de uma formação continuada, que é também a defesa da Abrapsit”, explica.

Nos últimos anos, o CFP tem realizado diversas ações na área da Psicologia do Trânsito.

Em novembro de 2018, lançou para a categoria as  Referências Técnicas para atuação em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito. Meses depois, a Autarquia realizou Diálogo Digital para debater o teor do documento.

Já em fevereiro de 2019, o CFP publicou a Resolução 01/2019, que institui normas e procedimentos para a perícia psicológica no contexto do trânsito, revogando as Resoluções CFP nº 007/2009 e 009/2011.

A Psicologia do Trânsito também foi debatida na Revista Diálogos sobre Avaliação Psicológica, lançada em maio de 2019.

Em junho, em parceria com a Abrapsit, o CFP realizou o Diálogo Digital para debater as propostas de alterações no Código de Trânsito Brasileiro.

Ainda sobre as alterações no Código de Trânsito Brasileiro, as duas entidades vêm cumprindo, ao longo de 2019, intensa agenda conjunta de visitas a parlamentares no intuito de marcar posição e alertar deputadas(os) e senadoras(es) sobre os efeitos nocivos do Projeto de Lei nº 3267/19 e seu impacto para a segurança no trânsito. O PL propõe alteração de regras relativas à segurança no trânsito e muda as práticas de saúde psicológicas e médicas no processo da Carteira Nacional de Habilitação.