Notícias

19/11/2019 - 18:52

CFP recebe Prêmio Internacional LGBTI+: Stonewall 50 Anos

CFP recebe Prêmio Internacional LGBTI+: Stonewall 50 Anos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) recebeu o Prêmio Internacional LGBTI+: Stonewall 50 Anos, na última quinta-feira (14), durante o Congresso Internacional LGBTI+, em Curitiba. A premiação é alusiva aos 50 anos da Rebelião do Stonewall Inn, em Nova York, marco do início do movimento moderno pela cidadania plena e igualdade efetiva de direitos da comunidade LGBTI.

Cerca de 700 pessoas, de 20 países da América Latina e do Caribe, participaram do Congresso Internacional LGBTi+ que proporcionou, durante dois dias, a conexão e a construção de relacionamentos entre o movimento social, empresas e pesquisadoras(es) que atuam na temática da cidadania LGBTI+ e dos direitos humanos. O encontro foi promovido pela rede regional GayLatino, Aliança Nacional LGBTI+, Universidade Federal do Paraná, entre outras organizações parceiras, e foi executado pelo Grupo Dignidade e pelo Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX).

A conselheira federal eleita do CFP para a próxima gestão, Dalcira Ferrão, recebeu a premiação pelo CFP. Dalcira também participou da abertura do congresso, no dia 13, e, no dia 14, do lançamento do livro publicado pelo Conselho Federal “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”.

Para Dalcira Ferrão, o congresso ocorre na atual conjuntura de perda de direitos, onde a população LGBTI está completamente desguarnecida das políticas públicas e protetivas. Por isso, segundo ela, é essencial a participação do CFP, já que a instituição tem sido atuante no enfrentamento à LGBTIfobia e nas discussões e debates com a sociedade, por meio das Resoluções CFP 01/99 e CFP 01/2018, “que são atacadas exatamente por tratarem e abordarem o posicionamento de psicólogas e psicólogos no atendimento e assistência de pessoas LGBTIs, além de garantirem a cidadania e direitos humanos das mesmas.”, conclui.