Notícias

14/11/2018 - 14:59

CFP renova mandatos em conselhos de direitos

Entidade foi eleita como titular nos conselhos nacionais de Direitos Humanos e de Saúde

CFP renova mandatos em conselhos de direitos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi eleito, nesta terça-feira (13), como membro titular do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O representante do CFP no CNDH passa a ser o presidente da autarquia, Rogério Giannini. No CNS, a conselheira Marisa Helena Alves, até então como suplente, agora seguirá como titular.

Giannini aponta que os direitos humanos são aspectos fundantes do Código de Ética Profissional da Psicologia. “Temos forte atuação nas questões LGBTI, com as resoluções 01/99 e 01/2018, que vedam a profissionais da Psicologia incentivar ou propor qualquer tratamento ou ação patologizante das homossexualidades, das travestilidades e das transexualidades”.

CNDH

O encontro nacional para a eleição de organizações da sociedade civil de abrangência nacional e com relevantes atividades relacionadas à defesa dos direitos humanos para compor o CNDH, biênio 2018-2020, ocorreu no dia 13 de novembro de 2018, a partir das 10h, no auditório do Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília. O CFP foi uma das nove entidades eleitas em difícil votação, contando com o reconhecimento de sua atuação na pauta ao longo dos últimos anos, tendo co-coordenado a Tenda Direitos Humanos do Fórum Social Mundial, em março de 2018, e chefiado importantes missões a comunidades tradicionais realizadas pelo próprio CNDH.

CNS

A eleição do CNS para o triênio 2018-2021 também foi realizada nesta terça-feira (13), no Hotel Brasília Imperial, em Brasília.

O processo eleitoral do CNS é realizado a cada três anos para a escolha das entidades e dos movimentos sociais de usuários do SUS, das entidades de profissionais de saúde (incluída a comunidade científica da área de saúde), de entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde, de entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde.

Contaram a favor do CFP a forte atuação junto ao Fórum de Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas) e o trabalho da conselheira Marisa Helena como coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do CNS (CISM), entre outras ações.