O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza nesta semana a plenária “Aquilombamento da Psicologia: corpos-territórios de afeto, política, resistência e ancestralidade”.
A atividade reúne representantes do Sistema Conselhos de Psicologia de todo o país – composto pelo CFP e os 24 Conselhos Regionais – e marca o compromisso da Autarquia na promoção de ações afirmativas inclusivas e reparatórias, com foco no reconhecimento e acolhimento das diversidades que compõem a sociedade e o próprio Sistema Conselhos.
A cerimônia de abertura, acessível ao público por meio de transmissão pelo YouTube do CFP, contará com a participação de parlamentares, representantes do poder público, integrantes de entidades representativas da Psicologia e especialistas diversos, além da presença de Pedro Paulo Bicalho, presidente da instituição.
Como parte da programação, estão previstos momentos de reflexão sobre desafios importantes na área, com a participação das especialistas Ana Flauzina (doutora em Direito e professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia) e Carla Akotirene (doutora em Estudos Interdisciplinares de Gênero, Mulheres e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia).
Ao final da plenária, está prevista a entrega de uma carta à gestão do CFP, ato que busca pontuar a responsabilidade do Sistema Conselhos de Psicologia em aprofundar seu papel institucional na luta antirracista.
Prêmio Virgínia Bicudo
A plenária “Aquilombamento da Psicologia: corpos-territórios de afeto, política, resistência e ancestralidade” também será palco para o lançamento da segunda edição do Prêmio Profissional Virgínia Bicudo: práticas para uma Psicologia antirracista.
Instituída em 2021 como parte das ações da campanha “Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua?”, a iniciativa tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar estudos e ações de psicólogas(os) e coletivos que envolvam a Psicologia e as relações étnico-raciais fundamentadas nos direitos humanos e que tenham impacto na saúde mental, na redução das desigualdades sociais e no posicionamento antirracista.
Como resultado da primeira edição, as(os) vencedoras(es) tiveram seus trabalhos publicados em 2022.
Serviço
Plenária “Aquilombamento da Psicologia: corpos-territórios de afeto, política, resistência e ancestralidade”
28 de julho – das 19h às 21h
29 de julho – das 9h às 18h30
Abertura (28/7) com transmissão ao vivo pelo YouTube do CFP