Notícias

02/12/2019 - 14:24

CFP reúne Conselhos Regionais para debater sobre “alienação parental”

Objetivo é organizar amplo debate com a categoria e levantar subsídios para a construção do documento orientador sobre o tema

CFP reúne Conselhos Regionais para debater sobre “alienação parental”

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou, nos dias 28 e 29 de novembro, reunião com representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP) para organizar um amplo debate com a categoria e levantar subsídios para a construção do documento orientador sobre o tema da “alienação parental”.

Os textos apresentados na publicação expressam opiniões de psicólogas(os) especialistas na área de alienação parental, com entendimentos diversos e muitas vezes opostos sobre o mesmo tema. Os artigos estão organizados em três eixos: Genealogia do Conceito de Alienação Parental, que traz o histórico do termo e possíveis razões de ele ter sido criado; Alienação Parental e Normativas , que apresenta o processo de discussão nos âmbitos judiciário e legislativo; e Prática de Psicologia Frente a Demandas da Alienação Parental , que procura considerar as especificidades da Psicologia, como ciência e profissão, frente a processos de disputa de guarda legal de uma criança.

Segundo a conselheira do CFP e organizadora da publicação, Iolete Ribeiro, o objetivo é que os conselhos regionais organizem um amplo debate com a categoria nos âmbitos regionais.

“Como resultado desse debate esperamos que seja produzida uma nota técnica que oriente a categoria na atuação profissional e as discussões sobre alienação parental”. A conselheira ressaltou ainda, que as discussões sobre “alienação parental” estão  embasadas no Código de Ética, nas resoluções que regulamentam a profissão e nas deliberações do 10º Congresso Nacional da Psicologia”.

Leia o documento “Debatendo sobre Alienação Parental: diferentes perspectivas”.