Notícias

12/11/2021 - 14:39

CFP reúne-se com Associação de Psicólogos Brasileiros em Portugal

Entidade apresentou ao CFP os desafios enfrentados pelas(os) psicólogas(os) no processo de migração.

A diretoria do Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou de atividade virtual, em 5 de outubro, com a Associação de Psicólogas Brasileiras em Portugal (APBP) para conhecer de perto os desafios e anseios das(os) psicólogas(os) residentes no país.  Recém-fundada, a APBP tem o objetivo de promover acolhimento, apoio e representatividade a psicólogas(os) brasileiras(os) e estudantes de Psicologia.

A entidade apresentou ao CFP os desafios enfrentados pelas(os) psicólogas(os) no processo de migração, como a validação do registro profissional e o diploma da categoria. Ainda segundo a APBP, existe uma dificuldade em saber o número de psicólogas(os) brasileiras(os) atuando em Portugal.

O CFP acolheu as demandas e irá levantar junto a outros Conselhos com expertise no tema, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), possibilidades de atuação no auxílio ao processo migratório, com um modelo similar ao utilizado por essas entidades.

As participantes também falaram sobre a importância de organizarem-se para aproximar psicólogas(os) que atuam em países de língua portuguesa e promover evento científicos, buscando parcerias com o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB).

Participaram da reunião a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, a conselheira-secretária, Izabel Hazin, e a conselheira tesoureira, Norma Cosmo. A APBP foi representada pela sua presidente, Mab Marques e a vice-presidente, Patrícia Egerland.

Em agosto desde ano a presidente do CFP deu boas-vindas à APBP, em um vídeo alusivo ao Dia da Psicologia.