O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou na terça-feira (3) de uma reunião na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF). A presidente do CFP, Alessandra Almeida, acompanhada de uma comitiva técnica, foi recebida pelo ministro do TCU Antonio Anastasia.
O encontro teve como pauta os princípios da boa gestão e da governança institucional, com destaque para a Resolução CFP nº 23/2025, que estabelece o percentual mínimo de ocupação de cargos em comissão por funcionários efetivos da Autarquia, além de definir diretrizes para o pagamento de verbas rescisórias.
Solicitada pelo CFP, a reunião teve como objetivo apresentar ao Tribunal as medidas adotadas pela Autarquia para fortalecer a aplicação dos princípios de governança, ética e transparência, especialmente na área de gestão de pessoas.
O ministro Antonio Anastasia elogiou a iniciativa, ressaltando que os Conselhos Profissionais integram a Administração Pública e, portanto, estão sujeitos às normas legais que regem as instituições de Estado. Segundo o ministro, o que o Tribunal espera de uma instituição comprometida com os princípios da governança é não se paralisar diante dos desafios de eventuais lacunas regulatórias, buscando sempre demonstrar o bom intuito na adoção de providências que devem nortear a Administração Pública.
Para a presidente do CFP, Alessandra Almeida, o diálogo com o TCU integra um processo contínuo de aprimoramento da gestão e da governança institucional da Autarquia.
“Estabelecer interlocução com os órgãos de controle nos fortalece enquanto instituição pública. Esse é mais um importante passo da gestão do XIX Plenário do CFP para consolidar o Sistema Conselhos de Psicologia como referência em gestão técnico-administrativa, comprometida com os princípios da ética, da transparência e do valor público”, afirmou.