Na próxima terça-feira (8/10), a partir das 20h, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai transmitir uma live em celebração ao Dia da Psicologia Latino-Americana. O programa será uma realização do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) e terá como título “O Sujeito da Angústia na Contemporaneidade: Vivências e Construções na América Latina”.
A live vai reunir profissionais do Brasil, México e Colômbia para um diálogo sobre as diversas realidades da Psicologia no contexto da contemporaneidade. Entre os temas abordados, estarão as principais motivações na busca por psicoterapia nos tempos atuais nesses três países.
A atividade é uma ação do FENPB de realização de seminários de integração entre entidades da Psicologia do Brasil e da América Latina.
O debate do dia 8 contará com a participação do presidente do Conselho Mexicano de Psicologia, Marco Eduardo Murueta; do diretor da Cátedra Livre Martin Baró, o colombiano Edgar Barrero Cuellar; e da doutora e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, a brasileira Lorene Gonçalves Soares.
Participantes
Marco Eduardo Murueta Reyes é doutor em filosofia pela Universidad Nacional Autónoma de México, onde também fez mestrado em filosofia e licenciatura em Psicologia. Ele preside o Conselho Mexicano de Psicologia desde 2022.
Edgar Barrero Cuellar é psicólogo social, mestre em Filosofia e doutorando em Filosofia na Universidad de Salamanca, na Espanha. É o diretor da Cátedra Libre Martín-Baró, da Colômbia. Ele foi secretário-geral da União Latinoamericana de Entidades da Psicologia (Ulapsi).
Lorene Gonçalves Soares é psicóloga clínica, doutora e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Ela ocupa a presidência da Federação Latino-Americana de Análise Bioenergética (FLAAB), e é vice-presidenta e diretora de ensino da Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética (Sobab).
O Dia da Psicologia Latino-Americana foi criado pela União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi) para ser celebrado anualmente em 8 de outubro.
Sobre o FENPB
O Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) é composto por entidades da Psicologia de âmbito nacional que são científicas, profissionais, sindicais e estudantis. Seu objetivo é servir de espaço amplo de debate e de construção coletiva da Psicologia brasileira.
O FENPB reúne esforços para definir políticas e projetos voltados à melhoria da qualificação profissional de psicólogas e psicólogos; fortalecer a pesquisa no Brasil; democratizar as entidades representativas de todo o setor; e consolidar a relação entre a pesquisa e a prática cotidiana da categoria dos psicólogos; bem como aprimorar o instrumental técnico de profissionais da Psicologia.
O Conselho Federal de Psicologia integra o FENPB desde 1997, ano da criação do Fórum.
Serviço
Live – O Sujeito da Angústia na Contemporaneidade: Vivências e Construções na América-Latina
Data: 8 de outubro, terça-feira
Horário: 20h
Transmissão: canal oficial do CFP no YouTube