Notícias

31/03/2016 - 10:12

Comissão de Psicologia de Trânsito realiza reunião no CFP

Colegiado pretende elaborar uma cartilha e realizar um curso no OrientaPsi

Comissão de Psicologia de Trânsito realiza reunião no CFP

A Comissão de Psicologia de Trânsito do Conselho Federal de Psicologia (CFP) se reuniu no dia 18 de março para discutir o planejamento de atividades para 2016. Dentre as ações, está prevista a elaboração de uma Cartilha de Procedimentos Técnicos para a Avaliação Psicológica para Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo a conselheira do CFP Viviane Moura de Azevedo Ribeiro, a cartilha objetiva trazer orientações técnicas de atuação sobre a avaliação psicológica no contexto do trânsito, e será um importante documento para nortear a categoria. Além dessa ação, o colegiado desenvolve também uma política de Psicologia do trânsito para o CFP, objetivando relacionar a Avaliação Psicológica no contexto do trânsito com as políticas públicas de Saúde e de Educação.

“Essa medida visa, assim, redefinir os processos de Avaliação Psicológica para a Carteira Nacional de Habilitação. É preciso redefinir os procedimentos na avaliação psicológica e o papel dos (as) psicólogos (as) no contexto do trânsito. Entendemos que é necessário valorizar a atuação dos profissionais da área e combater a desqualificação”, reforçou a conselheira.

OrientaPsi 

Viviane Azevedo também destacou a organização de um curso na plataforma OrientaPsi com temas variados no contexto do Trânsito e com a participação de profissionais e pesquisadores na área. Sobre os encaminhamentos, a conselheira afirmou que, para a elaboração da cartilha, vai ser realizada uma parceria com a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP, além da realização de um debate online para o lançamento do referido documento.