Notícias

01/04/2016 - 17:01

Comissão de Psicologia nas Emergências e Desastres realiza reunião no CFP

Primeiro encontro do colegiado em 2016 fez um balanço das oficinais regionais realizadas pelo País

Comissão de Psicologia nas Emergências e Desastres realiza reunião no CFP

A Comissão de Psicologia nas Emergências e Desastres se reuniu nos dias 28 e 29 de março, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília. A reunião foi a primeira do colegiado em 2016. No encontro, foram apresentadas as atividades realizadas nos estados onde ocorreram as oficinas sobre Gestão Integral do Risco e Desastres: da Prevenção à Recuperação. Na oportunidade, também foram informados os encaminhamentos e ações dos Conselhos Regionais em relação à temática.

Segundo Eliana Torga, coordenadora nacional da Comissão de Psicologia das Emergências e Desastres, a reunião foi bastante produtiva e, além dos temas acima elencados, ela destacou que está sendo elaborada pela comissão uma Nota Técnica e um Guia com Diretrizes sobre a atuação de psicólogos na Gestão Integral do Risco de Desastres.

Avaliação das Oficinas 

Ionara Rabelo, também  coordenadora nacional da Comissão de Psicologia das Emergências e Desastres, destacou que, na avaliação das Oficinas Regionais sobre Psicologia na Gestão Integral de riscos e desastres, percebeu-se a importância da aproximação com a realidade de cada estado, quais desastres mais ocorrem  e como psicólogas e psicólogos precisam se aproximar do sistema de Proteção e Defesa Civil para participar dos Planos de Contingência. “Tal fato pode contribuir para que (os/as) psis (psicólogos/as) entendam que, quanto mais trabalharem na prevenção e preparação para desastres, mais empoderam as comunidades, diminuem riscos e salvam vidas”, ressaltou.