Notícias

06/08/2015 - 9:38

Comissão do CFP irá investir na avaliação psicológica no contexto do trânsito

A próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 13 de agosto, e a intenção é chamar outros especialistas da área para que, a cada encontro da Comissão, novas ideias sobre o tema sejam apresentadas para o debate.

Comissão do CFP irá investir na avaliação psicológica no contexto do trânsito

Na última semana, a Comissão de Mobilidade e Trânsito do Conselho Federal de Psicologia realizou uma reunião em Brasília para programar as próximas atividades dessa Comissão. Para organizar as ações, a reunião contou com a participação do vice-coordenador da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do CFP, Roberto cruz, que apresentou uma proposta sobre a relação da Avaliação Psicológica no contexto do trânsito com as políticas públicas de Saúde e de Educação para, assim, redefinir os processos de Avaliação Psicológica para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Depois da apresentação, a Comissão decidiu que esse seria o ponto de partida de suas discussões e optou por elaborar uma cartilha sobre o tema, tendo como eixos de discussão a relação da avaliação psicológica com as políticas de saúde e educação, o processo de avaliação psicológica e a formação dos profissionais nesse contexto.

Para a psicóloga Viviane Azevedo Ribeiro, integrante da Comissão de Mobilidade e Trânsito do CFP, e que participou da reunião, é preciso redefinir os procedimentos  na avaliação psicológica e o   papel dos (as) psicólogos (as) no contexto do trânsito, e a cartilha será um importante documento para nortear essa ação da categoria.

“A Cartilha objetiva trazer orientações técnicas de atuação sobre a avaliação psicológica no contexto do trânsito. Precisamos valorizar a atuação dos profissionais da área e combater a desqualificação. Com a sugestão proposta pelo Roberto Cruz, nossa intenção é alinhar a avaliação psicológica no contexto do trânsito com as Políticas de Saúde e Educação”, enfatiza Viviane.
DSC_0143De acordo com a psicóloga, a reunião teve como objetivo maior estabelecer um ponto de partida para a atuação dessa Comissão e permitirá que esse trabalho comece por redefinir processos não só na segurança do trânsito, mas no alinhamento com as políticas públicas nessa área. A previsão é de que essa cartilha seja finalizada em janeiro de 2016. A próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 13 de agosto, e a intenção é chamar outros especialistas da área para que, a cada encontro da Comissão, novas ideias sobre o tema sejam apresentadas para o debate.