A Comissão Nacional de Psicologia na Educação (PSINAED) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) laçou o site sobre Psicologia no campo da Educação durante a sua participação, entre 18 a 21 de novembro, em Belém (Pará), do X CBPD – Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento.
De acordo com a comissão, a Psicologia no campo da Educação está, historicamente, presente na formação de psicólogo, desde o início da regulamentação da profissão. Com uma lacuna efetiva inserção nas Políticas Públicas o que favoreceu uma pouca motivação dos acadêmicos para o envolvimento com esta área de atuação. Apesar disso, e de modo contraditório, a realidade das escolas públicas brasileira tem demandado à Psicologia o acompanhamento do processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes e de suas famílias, com propostas bem claras de integração escola e comunidade, e no apoio a professores em diferentes níveis de escolarização.
“E a escola precisa entender e se preparar para o trabalho de profissionais da Psicologia em seu âmbito, mas também é preciso um preparo especial para quem quiser atuar nesse campo”, afirma Raquel Guzzo.
Neste contexto, a Comissão Nacional de Psicologia na Educação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) desenvolveu o site PsiNAed, uma ferramenta virtual de interação com os profissionais e estudantes interessados nesse campo.
O site busca apresentar os principais debates e desafios da área, contribuições teóricas para a formação e legislações envolvendo a Psicologia na Educação, além de fornecer um mapeamento dos concursos em âmbito nacional (onde esse processo já ocorreu) . Trata-se de um amplo campo de inserção profissional ainda incipiente no Brasil, porém com perspectivas bastante promissoras para qualificar o processo educativo incluindo a área da Psicologia nesse desafio. Confira: http://psinaed.cfp.org.br/
Assista ao vídeo que apresenta o site:
PSINAED no do X CBPD
Durante o evento, as integrantes da PSINAED apresentaram a comissão e fizeram exposições dos objetivos e eixos de debate, além de participar dos simpósios “Psicologia e as Políticas Públicas de Educação: Desafios da Inserção Profissional na Área”, “Panorama para as Políticas de Proteção para Crianças e Adolescentes: Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia Escolar para o Debate” e “Psicologia na Educação: Desafios e Possibilidades”.
A comissão também sugeriu a realização de uma campanha para engajar psicólogos e psicólogas a participarem da consulta pública sobre o Sistema Nacional de Educação, que deverá ser formalizado até 2016, bem como em relação ao Plano Nacional de Educação 2014/2014 e suas metas.
“A criação de um grupo de discussão dentro da plataforma OrientaPsi e matéria na RádioPSI, abordando esta temática, também foram colocadas entre as propostas”, acrescentou Meire Viana.
Abaixo, os temas dos simpósios e das apresentações das integrantes da PSINAD:
SIMPÓSIO 1 – PANORAMA DAS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO PARA A CRIANÇA E ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL PARA O DEBATE
Fabiola de Sousa Braz Aquino – Coordenadora – A educação infantil e suas interfaces com a Psicologia do desenvolvimento e a psicologia escolar educacional
Maria Cláudia Oliveira – Expositora – 25 anos do Eca – desafios da escola para a promoção de direitos de adolescentes e jovens em conflito com a lei
Raquel Souza Lobo Guzzo – Expositora – A (re)produção educacional da desigualdade
SIMPÓSIO 2 – PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Vera Lucia Morselli – coordenadora – Psicologia na educação e os desafios do bullying/cyberbullying na escola
Adna Fabíola Guimaraes Teixeira Fontenele – Expositora – Racismo, escolarização e desenvolvimento: o papel da Psicologia na “educação das relações étnico-raciais”
Claisy Maria Marinho-Araujo – Expositora – Psicologia escolar e o desenvolvimento humano na educação superior: interfaces e perspectivas
SIMPÓSIO 3 – PSICOLOGIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA INSERÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA
Meire Nunes Viana – Coordenadora –Intervenção em Psicologia educacional para infância e adolescência: enfrentamento da teoria do capital humano
Vanuza Celia Sales Silva – Expositora – Politicas públicas de educação e as demandas para a Psicologia escolar
Ariadyne Barros Luz – Expositora – Inserção da Psicologia na educação: desafios e possibilidades