Notícias

14/07/2015 - 10:44

Comissão do CFP participa do VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica

Além de um workshop, os representantes do CFP apresentaram trabalhos da Comissão em Avaliação Psicologia do CFP junto ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi)

Comissão do CFP participa do VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica

Entre os dias 30 de junho a 3 de julho, aconteceu o VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, que teve a participação da Comissão em Avaliação Psicologia do Conselho Federal de Psicologia (CFP), representado por Neander Abreu, Valdiney Veloso Gouveia e João Carlos Alchieri.

Neander Abreu ministrou o workshop “COGMED – Melhorando a vida com Incremento na Memória Operacional”, na manhã do dia 1º, em que foi tratado o tema do uso de instrumentos psicológicos por não psicólogos, especificamente, na neuropsicologia. No mesmo dia, na parte da tarde, com participação Neander Abreu, Valdiney Veloso Gouveia e João Carlos Alchieri, foram apresentados trabalhos da Comissão em Avaliação Psicologia do CFP junto ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

“Ambas as oportunidades foram muito concorridas no evento. Profissionais e estudantes demonstraram compartilhar várias preocupações da Comissão, como, por exemplo, a necessidade de retificação das resoluções 002/2003, quanto à avaliação dos testes psicológicos contemplando as novas necessidades da sociedade, do mercado e da atividade profissional do psicólogo, como também da resolução 007/2003, sobre a produção de documentos psicológicos dadas as novas solicitações de instituições no trabalho de avaliação psicológica”, ressaltou João Carlos Alchieri.

O VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e teve como tema “Avaliação psicológica e seus desafios nas diferentes regiões do Brasil”. O evento proporcionou uma integração o aprimoramento profissional entre pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes regiões do Brasil, que discutiram as especificidades da área.

Profissionais e pesquisadores nacionais e internacionais apresentaram cursos, conferências, mesas-redondas e painéis visando ao desenvolvimento da avaliação psicológica.