Notícias

31/07/2017 - 15:59

Comissão editorial da Revista Psicologia tem 5 novos membros

Representantes foram escolhidos após indicações da plenária do CFP

Comissão editorial da Revista Psicologia tem 5 novos membros

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promoveu, dia 25, em Brasília, a primeira reunião da nova comissão editorial da revista “Psicologia: Ciência e Profissão” para o triênio 2017-2019. Cinco novos integrantes foram escolhidos dentre os indicados pela plenária do CFP.

A pauta do encontro incluiu procedimentos técnicos e administrativos para a produção da revista, processo de editoração e situação dos artigos enviados em 2016 e 2017.

Os novos integrantes da Comissão Editorial são: Anna Paula Uziel (Região Sudeste), Marilda Castelar (Nordeste), Adolfo Pizzinato (Sul), Carolina dos Reis (Nordeste) e Daniela Zanini (Centro-Oeste). A editora da Revista, Neuza Guareschi, e o editor associado Pedro Paulo Bicalho também integram o colegiado.

Para Neuza Guareschi, a nova comissão editorial promete dinamismo. “São pessoas que conhecem processos editoriais de outras revistas científicas no campo da Psicologia.”

Marilda Castelar relatou sua experiência na “Psicologia, Diversidade e Saúde”, revista da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e falou sobre a responsabilidade da equipe perante a Psicologia.

Anna Paula Uziel chamou a atenção para o desafio do periódico, que precisa contemplar a diversidade da Psicologia nas linhas teóricas da pesquisa. Falou, ainda, sobre os critérios éticos que precisam ser utilizados. A expectativa da pesquisadora é conhecer ainda mais o que as (os) profissionais estão discutindo no Brasil. Também abordou seu trabalho na “Sexualidade, Saúde e Sociedade”, publicação do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (Clam).

Ao abordar sua trajetória na “Polis e Psique”, periódico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carolina dos Reis apontou o desafio do processo de editoração da “Psicologia: Ciência e Profissão”. Disse ser necessário pensar em mais transparência e qualificação. “É momento de investir em ação de internacionalização do periódico para atingir maior qualificação.”

Adolfo Pizzinato destacou que a diferença da revista do Sistema Conselhos para outras publicações científicas é a articulação existente com a categoria. Ele disse esperar contribuir para a celeridade do processo editorial e buscar novos indexadores, ampliando a qualificação do periódico. O psicólogo também contou sua experiência como editor associado na “Psico”, revista da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente, exerce a mesma função na “Temas em Psicologia”, da Sociedade Brasileira de Psicologia.

Daniela Zanini destacou a importância da revista para a categoria e o compromisso da comissão editorial em fazer a divulgação científica das práticas e pesquisas realizadas pelas (os) profissionais da área e o compromisso de representar a categoria e os direitos humanos.

A Revista
Editada desde 1979, a revista “Psicologia: Ciência e Profissão” (PCP) é publicação científica de excelência internacional, classificada com nota A2 pelo sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os periódicos podem ser classificados entre A1, o mais elevado, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com peso zero.

Está indexada nas bases da SciELO; Lilacs (Bireme); Clase; Latinex; PsycINFO; Redalyc; e Psicodoc.

Leia a última edição da “Psicologia: Ciência e Profissão”.

Veja todas as edições da revista do Sistema Conselhos.

Currículos
Neuza Guareschi
É doutora em Educação pela University of Wisconsin-Madison (1998). Seu pós-doutoramento foi realizado no Institute of Education na University College of London (2014). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordena o grupo de pesquisa “Estudos Culturais e Modos de Subjetivação” e o “Núcleo E-politcs – Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação”. Desenvolve estudos na linha de pesquisa políticas públicas, trabalho, saúde e produção de subjetividade.

Adolfo Pizzinato
É doutor em Psicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona (Prêmio Extraordinário de Tese Universitat Autònoma de Barcelona 2007-2008). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq e coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPGP) da Faculdade de Psicologia da PUCRS (2014-2015).
Seus temas de interesse giram em torno da Psicologia Cultural, com ênfase em relações comunitárias, psicologia social, saúde e processos identificatórios, principalmente nos campos da infância/juventude, raça/etnicidade, gênero/sexualidade e inclusão social.

Anna Paula Uziel
Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (Lidis) e pesquisadora associada do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (Clam/IMS/UERJ). Atualmente é coordenadora-adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Seus principais campos de interesse são Psicologia Jurídica e sexualidade.

Carolina dos Reis
É professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e integrante dos Núcleos de Estudos Sobre Drogas (Nuced) e em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação (Núcleo E-politcs). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio doutoral em Ciências Políticas pelo Centre de Étude de la Vie Politique (Cevipol) da Université Libre de Bruxelles (ULB) e integrou o Groupe de Recherche Interdisciplinaire sur le Brèsil (GRIB).
Atua nos seguintes temas: direito à cidade, direito à moradia, políticas públicas, políticas sobre drogas, vulnerabilidade social, processos de subjetivação e direitos humanos.

Daniela Zanini
Cursou o doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde (2003) e o pós doutorado (2008) na Universidad de Barcelona (Espanha). Atualmente, é professora adjunta II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e membro da Comissão de Assessoria de Pesquisa (Coap) da Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope). Coordena o Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Saúde (Gpais) e atua como psicóloga clínica e da saúde. É integrante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e membro da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica (CCAP/Satepsi).
Atua com os temas da avaliação psicológica, psicologia positiva, fatores de risco e proteção a saúde e resiliência.

Marilda Castelar
Possui doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi suplente do Conselho Federal de Psicologia na gestão 2010-2013 e conselheira-presidente do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRPBA), na gestão 2007-2010.
Atua como professora adjunta no curso de Psicologia e no mestrado em Tecnologias em Saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Coordena o grupo de pesquisa “Psicologia, Diversidade e Saúde” e atua como editora científica da revista “Psicologia Diversidade e Saúde”.