Notícias

11/09/2023 - 16:21

Comissão organizadora da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social se reúne em Brasília

Evento será realizado no mês de dezembro e pretende avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Comissão organizadora da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social se reúne em Brasília

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou de mais uma reunião da Comissão Organizadora da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que vai ser realizada de 5 a 8 de dezembro, em Brasília/DF.

Neste mais recente encontro, as(os) organizadoras(es) do evento deram continuidade aos diálogos sobre a programação e o advento de metodologias para inovação e participação democrática na conferência.

O psicólogo Wanderson Vilton, que representa o CFP na comissão organizadora da Conferência, conta que o principal trabalho é a redação dos informes com as instruções para a organização e mobilização das(os) trabalhadoras(es) e usuárias(os) do SUAS pelo país, além das entidades de assistência social.

“O trabalho é fazer com que essas instruções cheguem até os conselhos estaduais, municipais e distritais para que a Conferência Nacional, no fim do ano, seja qualificada, politizada, democrática e com ampla participação de movimentos sociais da força popular”, pontua Wanderson, que também representa a Região Nordeste na Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (Conpas).

A Conferência Nacional

A 13ª Conferência Nacional de Assistência Social será realizada em Brasília/DF, de 5 a 8 de dezembro, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O objetivo é avaliar a situação da Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

As conferências municipais de Assistência Social foram realizadas de 3 de abril a 15 de julho. As etapas estaduais e distrital de Assistência Social tiveram início em 16 de agosto e prosseguem até 16 de outubro.

Mobilização da Psicologia

De acordo com o Censo SUAS 2019, quase 25 mil psicólogas e psicólogos atuam na Política de Assistência Social em todo o Brasil. A relevância dessa presença convoca a categoria a contribuir nas reflexões e proposições para aprimorar as ações e projetos dessa política de Estado.

Como parte das mobilizações para o evento nacional, em março o CFP promoveu o I Seminário Nacional Psicologia e Controle Social no SUAS. O evento teve a participação de representantes do CFP, dos CRPs e outras(os) diversas(os) convidadas(os), incluindo membros da Conpas.

Em julho, o Conselho Federal de Psicologia promoveu uma série de cinco webinários regionais como parte da mobilização de profissionais da Psicologia atuantes no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Psicologia na Assistência Social

Além de integrar o Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS), o Conselho Federal de Psicologia compõe a gestão 2022-2024 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

O CFP também criou, em 2015, a Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas), atualmente regulamentada pela Resolução CFP nº 7/2020. Entre outras atribuições, a Conpas é responsável por sugerir estratégias de consolidação da Política Nacional de Assistência Social e executar deliberações do CFP sobre Assistência Social. A Conpas ainda é responsável por fomentar a participação da Psicologia em comissões, fóruns e conselhos de Assistência Social.