Notícias

10/03/2022 - 9:12

Comissões se reúnem em Brasília para organizar próximas etapas das eleições do Sistema Conselhos de Psicologia

Sistema de inscrição de chapas, votação on-line e instalação de Comissão Nacional de Heteroidentificação e Aferição estão entre as novidades do processo

Comissões se reúnem em Brasília para organizar próximas etapas das eleições do Sistema Conselhos de Psicologia

Os 60 anos da Psicologia brasileira serão celebrados com outro importante marco ainda em 2022: as eleições do Sistema Conselhos de Psicologia – que agrega as eleições para os 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e a Consulta Nacional para o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Nesta semana, representantes da Comissão Eleitoral Regular (CER),  da Comissão Eleitoral Especial (CEE) e das Comissões Regionais Eleitorais (CRE) estiveram reunidas(os) na sede do Conselho Federal de Psicologia dialogando sobre os processos do pleito.

Na pauta do encontro, marcado para 7 e 8 de março, constaram questões como os documentos normativos (regimento eleitoral, instruções normativas, editais, portarias), o papel das comissões, a inscrição de chapas e a instalação de pontos de apoio à votação, bem como o cronograma das eleições e as principais alterações neste ano.

A votação totalmente on-line é a primeira grande novidade deste ciclo, conferindo maior celeridade e segurança ao processo ao mesmo tempo em que reduz os custos que o voto presencial representa.

Para as pessoas que tiverem qualquer problema de conectividade, serão disponibilizados pelos CRPs alguns pontos de apoio à votação, que consistem em estações munidas de computadores conectados à internet, oportunizando à categoria efetuar seu voto de forma segura e sigilosa em todo período de votação (23 a 27 de agosto de 2022). Importante destacar que o ponto de apoio também estará acessível a psicólogas(os) inadimplentes e que irão regularizar a sua situação, podendo realizar seu voto tanto nesses locais quanto por meio de seu dispositivo móvel. Ressalta-se, entretanto, que a(o) psicóloga(o) inadimplente só poderá negociar seus débitos até o dia 26 de agosto de 2022.

Haverá também a criação de um site próprio e oficial das eleições do Sistema Conselhos de Psicologia, no qual ficarão concentradas as informações de todos os CRPs e do CFP, de modo a facilitar à categoria o acesso às informações. Outra inovação refere-se ao procedimento de inscrição de chapas, que passa a contar com um sistema específico e, assim como a votação, também será inteiramente on-line.

Além dessas novidades, será instituída, de forma inédita, uma Comissão Nacional de Heteroidentificação e Aferição para os procedimentos determinados pela Instrução Normativa, que rege os critérios e a aferição para candidaturas na cota de reserva de vagas. O Regimento Eleitoral, aprovado pela Resolução CFP nº 05/2021, orienta  que, necessariamente, as chapas terão, no mínimo, 20% de reserva de vagas para pessoas negras e indígenas, além de, no mínimo, 10%de reserva de vagas para pessoas trans, pessoas com deficiência ou povos tradicionais.

Por fim, outro avanço diz respeito às inscrições. A partir de um formulário de pré-inscrição, será enviado um código para que as(os) responsáveis procedam ao cadastro da sua chapa no Sistema de Inscrição – no qual serão armazenadas todas as etapas de análise das candidaturas. Em seguida, cada uma das candidatas fará o preenchimento das informações solicitadas, bem como o envio de todos os documentos e comprovantes solicitados via sistema. Por último, a encabeçadora da chapa confirmará a inscrição de todas as candidatas.

Acompanhe a divulgação das próximas etapas pelo site e redes sociais do CFP e dos Conselhos Regionais de Psicologia.