Notícias

10/03/2022 - 9:12

Comissões se reúnem em Brasília para organizar próximas etapas das eleições do Sistema Conselhos de Psicologia

Sistema de inscrição de chapas, votação on-line e instalação de Comissão Nacional de Heteroidentificação e Aferição estão entre as novidades do processo

Os 60 anos da Psicologia brasileira serão celebrados com outro importante marco ainda em 2022: as eleições do Sistema Conselhos de Psicologia – que agrega as eleições para os 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e a Consulta Nacional para o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Nesta semana, representantes da Comissão Eleitoral Regular (CER),  da Comissão Eleitoral Especial (CEE) e das Comissões Regionais Eleitorais (CRE) estiveram reunidas(os) na sede do Conselho Federal de Psicologia dialogando sobre os processos do pleito.

Na pauta do encontro, marcado para 7 e 8 de março, constaram questões como os documentos normativos (regimento eleitoral, instruções normativas, editais, portarias), o papel das comissões, a inscrição de chapas e a instalação de pontos de apoio à votação, bem como o cronograma das eleições e as principais alterações neste ano.

A votação totalmente on-line é a primeira grande novidade deste ciclo, conferindo maior celeridade e segurança ao processo ao mesmo tempo em que reduz os custos que o voto presencial representa.

Para as pessoas que tiverem qualquer problema de conectividade, serão disponibilizados pelos CRPs alguns pontos de apoio à votação, que consistem em estações munidas de computadores conectados à internet, oportunizando à categoria efetuar seu voto de forma segura e sigilosa em todo período de votação (23 a 27 de agosto de 2022). Importante destacar que o ponto de apoio também estará acessível a psicólogas(os) inadimplentes e que irão regularizar a sua situação, podendo realizar seu voto tanto nesses locais quanto por meio de seu dispositivo móvel. Ressalta-se, entretanto, que a(o) psicóloga(o) inadimplente só poderá negociar seus débitos até o dia 26 de agosto de 2022.

Haverá também a criação de um site próprio e oficial das eleições do Sistema Conselhos de Psicologia, no qual ficarão concentradas as informações de todos os CRPs e do CFP, de modo a facilitar à categoria o acesso às informações. Outra inovação refere-se ao procedimento de inscrição de chapas, que passa a contar com um sistema específico e, assim como a votação, também será inteiramente on-line.

Além dessas novidades, será instituída, de forma inédita, uma Comissão Nacional de Heteroidentificação e Aferição para os procedimentos determinados pela Instrução Normativa, que rege os critérios e a aferição para candidaturas na cota de reserva de vagas. O Regimento Eleitoral, aprovado pela Resolução CFP nº 05/2021, orienta  que, necessariamente, as chapas terão, no mínimo, 20% de reserva de vagas para pessoas negras e indígenas, além de, no mínimo, 10%de reserva de vagas para pessoas trans, pessoas com deficiência ou povos tradicionais.

Por fim, outro avanço diz respeito às inscrições. A partir de um formulário de pré-inscrição, será enviado um código para que as(os) responsáveis procedam ao cadastro da sua chapa no Sistema de Inscrição – no qual serão armazenadas todas as etapas de análise das candidaturas. Em seguida, cada uma das candidatas fará o preenchimento das informações solicitadas, bem como o envio de todos os documentos e comprovantes solicitados via sistema. Por último, a encabeçadora da chapa confirmará a inscrição de todas as candidatas.

Acompanhe a divulgação das próximas etapas pelo site e redes sociais do CFP e dos Conselhos Regionais de Psicologia.