Notícias

03/10/2007 - 9:41

Concessões de rádio e TV: quem manda é você!

Concessões de rádio e TV: quem manda é você!

Diversas entidades, o movimento estudantil e os movimentos sociais estão convocando ampla mobilização social para o próximo dia 5 de outubro, data em que vencem diversas concessões de rádio e TV’s abertas no país. E o CFP está apoiando esta luta!

Atos em 11 capitais marcarão o lançamento de uma campanha pedindo o fim da renovação automática, ações imediatas contra irregularidades no uso das concessões, a instalação de uma comissão de acompanhamento das renovações e a convocação de uma Conferência Nacional. O dia foi escolhido por ser a data em que vencem várias concessões, incluindo emissoras próprias e afiliadas da Rede Globo (de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília), da Bandeirantes, da Record e da CNT/Gazeta.

As mobilizações marcarão o lançamento da campanha nacional “Concessões de rádio e TV: quem manda é você”, que pretende discutir com a população o caráter público das concessões de rádio e TV e denunciar uma série de irregularidades praticadas pelas empresas na exploração do serviço de radiodifusão.

Neste dia, em diversas capitais, serão entregues ao Ministério Público Federal representações contra emissoras que veiculam publicidade 24 horas por dia. Também será encaminhado ao Ministério das Comunicações uma série de pedidos de informação acerca das emissoras com outorgas vencidas, para que a população possa acompanhar tais processos de renovação – já que, atualmente, não há transparência na publicização desses dados.

Em São Paulo, o ato público acontecerá na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta. A concentração terá início às 12h, em frente ao prédio da Gazeta (av.Paulista, 900), passará pelo Masp e terminará em frente ao prédio do Grupo CBS.

No Rio de Janeiro, a concentração será às 17 horas no Buraco do Lume (Centro), com filmes, música e debate ao vivo. 12 horas no pilotis da PUC.

Para saber sobre a movimentação no seu estado, no dia 5, procure a base da CUT no seu estado. Para se inteirar da luta em prol de uma Conferência Nacional de Comunicação plural, acesse www.proconferencia.com.br

:: Veja agenda Nacional