Notícias

09/12/2015 - 9:40

Conferência Internacional de Psicologia e LGBT abre inscrições para trabalhos

Prazo para envio de apresentações é até 10 de janeiro de 2016

Conferência Internacional de Psicologia e LGBT abre inscrições para trabalhos

Estão abertas, a partir desta terça-feira (8), as inscrições para a apresentação em Simpósios Temáticos (STs), pôsteres e apresentações de práticas em Psicologia da 2ª Conferência Internacional de Psicologia, LGBT e campos relacionados: Enfrentar o impacto da discriminação contra pessoas LGBT em todo o mundo, que acontecerá dos dias 8 a 11 de março de 2016 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O prazo para apresentação dos trabalhos, anteriormente previsto até o dia 15 de novembro passado, foi ampliado para o dia 10 de janeiro de 2016.

O principal objetivo da segunda edição da Conferência é ampliar as redes de investigação e conhecimento sobre o impacto social, cultural e político da homo/lesbo/transfobia e da heteronormatividade nos modos de vida e processos de subjetivação contemporâneos. Nessa direção, a Conferência promoverá amplas discussões para o desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento à discriminação e à restrição de direitos, preocupada em compreender e intervir diante dos diferentes fatores socioculturais que interagem para criar situações de risco e violação de direitos das minorias sexuais e de gênero. Outro objetivo da Conferência é continuar a afirmar a Psicologia como um campo de saberes-práticas viáveis e legítimas do ponto de vista acadêmico e científico, bem como seu compromisso com o desenvolvimento de diretrizes e políticas públicas compreensivas das demandas LGBT e de outras minorias sexuais e de gênero.

“Os movimentos em torno da articulação dos saberes psi face às demandas LGBT e de outras minorias sexuais e de gênero durante a primeira edição da Conferência, ocorrida em 2013, na cidade de Lisboa, nos fazem acreditar que a sua realização no Brasil será uma importante oportunidade para ampliar as redes de colaboração em diferentes áreas de pesquisa sobre diversidade sexual e de gênero”, afirma a comissão organizadora do evento.

Mais informações poderão ser encontradas no site da Conferência (www.lgbtpsychology2016.pt.vu) ou pelo endereço eletrônico: lgbtpsychology2016@gmail.com

Simpósios Temáticos

Os Simpósios Temáticos estão divididos nas seguintes categorias:

What it takes to have a rainbow family: Parenting desire, childrearing and social stigma; Psicanálise, gênero e sexo: o que dizer e o que escutar?
A Psicologia e a saúde da população LGBT: desafios teóricos, práticos e políticos
Preconceito Contra Pessoas LGBT nos países ibero-americanos
Gênero nas escolas: intersecções de raça, sexualidade e geração
Saúde Trans-específica: desafios éticos e clínicos no estabelecimento de parâmetros e práticas de acolhimento
Olhares LGBT sobre o Direito à Educação: interseccções, alquimias e constubstancialidades
Muito além do arco-íris: a Psicologia e os ativismos LGBTQI contemporâneos
Problematizando processos de subjetivação na experiência do envelhecimento LGBT e outras minorias sexuais
Corpo, política e psicanálise
Discursos psi, cinema e teoria queer
Gênero, sexualidades e diferenças no cotidiano escolar: experiências e formação de professores e professoras
Interdisciplinaridade no estudo das questões de saúde, discriminação e direitos humanos de travestis e transexuais no Brasil
Formação em Psicologia, Gênero e Sexualidade
Psicologia e parentalidade na diversidade
Trabalho, gênero e sexualidade
Aids, gênero e sexualidade no contexto atual