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25/11/2016 - 14:13

Confira o editorial da revista Psicologia: Ciência e Profissão 36.3

Avaliação do Impacto da Formação Profissional do Psicólogo na Sociedade é o tema do texto do editor do periódico, o conselheiro do CFP Roberto Moraes Cruz

Confira o editorial da revista Psicologia: Ciência e Profissão 36.3

Inicia-se nesta semana a publicação dos artigos da edição 36.3 da revista Psicologia: Ciência e Profissão. Um pouco diferente do que foi feito na edição 36.2, a série de matérias e entrevistas sobre os artigos abre com o editorial escrito pelo editor da revista, o integrante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Roberto Moraes Cruz, intitulado Avaliação do Impacto da Formação Profissional de Psicólogo na Sociedade.

O conselheiro destaca que a formação profissional é parte da formação educacional, tendo em vista a preocupação com a formação do indivíduo como cidadão. Desta forma, é um elemento orientador de programas de cursos de graduação, considerando que todos eles são a implementação de projetos político-científico-ético-pedagógicos, a construção de processos de ensino-aprendizagem voltados para os possíveis benefícios de uma atividade profissional à sociedade.

A Assessoria de Comunicação do CFP está contatando por e-mail, para divulgação, as autoras e os autores que tiveram artigos publicados nesta edição. A autarquia publica em seu site e nas redes sociais, todas as semanas, um manuscrito do periódico, cuja versão eletrônica se encontra na plataforma SciELO. Assim, intensifica a busca pelo conhecimento científico, a fim de expandir o alcance de conteúdos acadêmicos para a categoria e para a sociedade.

Avaliação

Em seu texto, Cruz destaca que a formação superior e a universidade como um todo não podem se colocar à margem das necessidades das pessoas e demandas institucionais. Observa que o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de habilidades e competências para o exercício de uma profissão estão fortemente associados à qualidade da formação e da atualização técnico-científica, que, por sua vez, dependem diretamente da qualidade dos programas de ensino-aprendizagem que são elaborados para esse fim (cursos de graduação, aperfeiçoamento, qualificação e especialização profissional).

O conselheiro do CFP conclui que produzir conhecimento acerca da formação profissional de psicóloga (o) na sociedade é uma condição relevante e necessária à afirmação da profissão. E que planejar e operacionalizar processos de ensino-aprendizagem nos cursos de Psicologia e nos demais processos de formação continuada, assim como avaliar o impacto social desses processos, aumenta a chance de prover benefícios e atenuar prejuízos relativos ao exercício profissional das (os) psicólogas (os) na comunidade da qual fazem parte.

Clique aqui e leia o editorial na íntegra.