Notícias

04/04/2016 - 16:59

Confira o último módulo do curso de Psicologia da Gestão Integral de Riscos e Desastres do OrientaPsi

Possibilidades de trabalho da Psicologia com profissionais de primeira resposta é tema da etapa que encerra o curso

Confira o último módulo do curso de Psicologia da Gestão Integral de Riscos e Desastres do OrientaPsi

Como se estruturam os fazeres profissionais numa cena de desastre? Quais os riscos de adoecimento dos profissionais de emergência? Andreia Batista, oficial do quadro de saúde do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, apresenta, neste 10º e último módulo do curso de Psicologia da Gestão Integral de Riscos e Desastres do OrientaPsi, as possibilidades de trabalho da Psicologia com profissionais de primeira resposta – como bombeiros, agentes da defesa civil, policiais e agentes de saúde.

No módulo, Batista aponta a necessidade de construir e fomentar a resiliência desses profissionais que se expõem por força de ofício, além de observar os mecanismos utilizados por eles, assessorando os diferentes atores que comparecem aos locais de desastres.

Ela aborda, ainda, as referências das doutrinas de Defesa Civil para orientar a intervenção psicológica nos momentos de pré-impacto e impacto, bem como a construção de protocolos que deve ser feita, de forma pactuada, entre o psicólogo e o profissional de emergência.

Para acessar este e outros módulos e cursos do OrientaPsi, basta estar inscrito no Sistema Conselhos de Psicologia. Os cursos exclusivos da plataforma são oferecidos gratuitamente pelo Conselho e parceiros por meio de metodologia e-learning, abordando temas diversificados sobre Psicologia e todos divididos em módulos multimídia.

O OrientaPsi foi lançado em agosto de 2015 como um espaço virtual de debates e de expressão das opiniões da categoria. Acesse gratuitamente e cadastre-se utilizando o seu CRP: http://orientapsi.cfp.org.br/