Em virtude do limite de vagas e do grande interesse de participação no “Congresso Brasileiro de Psicologia, Maconha e Psicodélicos: ética, saberes ancestrais e os caminhos para atuação”, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) suspendeu nesta sexta-feira (13) as inscrições para o evento.
Ao todo, foram submetidas mais de 1.800 solicitações que, neste momento, estão em análise pela equipe organizadora – que responderá aos pedidos atendendo aos critérios de prioridade informados e mediante confirmação de participação presencial da solicitante. O congresso tem capacidade para 800 pessoas.
No intuito de garantir o maior número de participantes, o CFP ressalta que todas as submissões que não forem contempladas no primeiro momento de confirmação estão automaticamente inseridas em uma lista de segunda chamada. A ideia é que, no caso de desistência das inscrições já confirmadas, outras pessoas possam ocupar as vagas remanescentes.
A expectativa é que, até a próxima semana, a comissão organizadora confirme todas as inscrições.
Na avaliação da conselheira federal Carolina Roseiro, o número de formulários recebidos indica tanto o interesse da categoria pelo assunto quanto a urgência de dialogar sobre os aspectos éticos, técnicos e científicos em relação à temática. “Essa é uma grande oportunidade de compreender os desafios nesse campo e, junto com profissionais da Psicologia de todo o país, construir as possibilidades para o exercício profissional”, destacou a conselheira.
Sobre a atividade
O “Congresso Brasileiro de Psicologia, Maconha e Psicodélicos: ética, saberes ancestrais e os caminhos para atuação” é uma iniciativa do Conselho Federal de Psicologia em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Reunindo especialistas na área, o evento acontece em Brasília/DF, entre os dias 17 e 19 de outubro, para debater sobre o uso terapêutico de maconha e psicodélicos, em contexto psicoterapêutico. Entre os painelistas confirmados, está o neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro.
A atividade faz parte de um conjunto de ações do grupo de trabalho sobre o tema criado em maio de 2023 no âmbito da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), que reúne representantes de todos os Conselhos de Psicologia (CRPs).
Matérias relacionadas