Notícias

28/03/2019 - 18:27

Congressos Regionais de Psicologia começam neste final de semana

Os Coreps fazem parte do processo democrático da Psicologia, onde a categoria decide os rumos da profissão

Congressos Regionais de Psicologia começam neste final de semana

Os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) do país começam a realizar neste final de semana seus Congressos Regionais de Psicologia (Coreps). Os CRPs de Goiás (CRP-09), Paraíba (CRP-13), Piauí (CRP-21), Maranhão (CRP-22) e Tocantins (CRP-23) serão os primeiros a realizar os Congressos, que são preparatórios para o 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Nesta 10ª edição, o CNP terá como tema “O impertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”.

Os Coreps e o CNP fazem parte do processo democrático da Psicologia, onde psicólogas(os) de todo o Brasil decidem os rumos da profissão, as pautas e ações dos seus Conselhos Regionais e Federal para os próximos três anos, além de elegerem diretamente as gestões dos CRPs e CFP.

Os Coreps apreciam, sistematizam e aprovam as propostas que irão para a etapa nacional e elegem as(os) delegadas(os) que vão para o CNP. Também é o momento de inscrição das chapas que concorrerão às eleições dos Conselhos Regionais de Psicologia.

Antes dos Coreps, foram realizados eventos preparatórios para discussão de base e encontros temáticos. Também ocorreram os Pré-Coreps, que entre outras atividades, elegeram as(os) delegadas(os) que irão para os Congressos de cada CRP.

Os Coreps dos demais Conselhos Regionais de Psicologia ocorrerão nos dias 6 e 7 de abril.

CNP

O CNP será realizado em Brasília (DF), de 30 de maio a 2 de junho, quando serão discutidas as propostas nacionais encaminhadas pelos Coreps e sistematizadas pela Comissão Organizadora Nacional (Comorg). O evento terá a participação de delegadas(os) eleitas(os) nos Coreps de todo o país e inscrição de chapas para eleições do próximo Plenário do CFP.