O Conselho Federal de Psicologia (CFP) vem atualizando diversas Referências Técnicas produzidas ao longo dos anos por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Neste mês de setembro, o CFP apresenta à categoria a edição revisada das “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas”.
Esta referência reafirma a dimensão ético-política que deve guiar a atuação de psicólogas/os no contexto dessa política, ressaltando a autonomia dos sujeitos, o tratamento em liberdade, laicidade, a não violação de direitos humanos, conforme preconiza o Código de Ética do Psicólogo. Revela ainda as transformações sofridas pelas políticas públicas de álcool e outras drogas no atual momento do político do país, em que o cuidado às(aos) usuárias(os) tem sua centralidade na abstinência, internação involuntária e tratamento em instituições asilares, como as comunidades terapêuticas. A publicação ainda apresenta boas práticas desenvolvidas neste campo, orientadas pela lógica da redução de danos e centralidade nas(os) usuárias(os).
Apesar de ser uma edição revisada, optou-se por manter a introdução original, construída pelo psicólogo e militante da saúde mental, Marcus Vinicius de Oliveira, pois além de se manter atual, presta uma homenagem a este importante ator na luta antimanicomial e referência nas discussões sobre Saúde Mental no Brasil.
Você pode acessar a Referência aqui.