Notícias

26/09/2019 - 18:00

Conheça as deliberações do 10º Congresso Nacional da Psicologia

Conheça as 303 propostas que orientarão os rumos da profissão para os próximos três anos

Conheça as deliberações do 10º Congresso Nacional da Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) torna público o caderno com as deliberações finais do 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). O Caderno de Deliberações do 10º CNP é o resultado de todo o processo de trabalho do congresso e servirá como diretriz para elaboração dos planos do trabalho e orçamentário das gestões dos Plenários dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia para o triênio 2020-2022.

O CNP é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Ele ocorre a cada três anos e é fruto de um amplo processo democrático, em que todas(os) as(os) psicólogas(os) podem contribuir para o projeto coletivo da profissão. Este ano, o tema do congresso foi “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”.

Mais de 23 mil psicólogas(os) participaram de todo processo desta 10ª edição do CNP, que contou com a realização de 982 eventos preparatórios, 280 pré-Congressos Regionais (Pré-Coreps) e 23 Congressos Regionais (Coreps).

Todo o trabalho de organização das propostas do caderno foi feito a partir de um sistema informatizado, inteiramente desenvolvido pelo CFP, que foi utilizado nos Coreps e durante o 10º Congresso Nacional de Psicologia. O objetivo principal foi dar transparência a todo o processo, sendo possível rastrear as propostas aprovadas no CNP, desde a origem da proposta até a etapa final.

Durante o CNP, todas as propostas foram debatidas nos grupos de trabalho, baseadas nas proposições advindas dos 23 Congressos Regionais, e depois encaminhadas para apreciação do plenário do CNP. Ao todo, foram nove grupos, sendo três por Eixo: Eixo 1 Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos; Eixo 2 O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos; Eixo 3 Do Exercício Profissional.