Notícias

31/05/2021 - 19:39

Conheça os olhares das infâncias nordestinas sobre a pandemia e os impactos na garantia de seus direitos

Catálogo reúne desenhos de 40 crianças que vivem nos mais diversos contextos do Nordeste brasileiro – aldeia, assentamento, campo, cidade, favela, quilombo, litoral e sertão

Conheça os olhares das infâncias nordestinas sobre a pandemia e os impactos na garantia de seus direitos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Frente Nordeste Criança (por meio do Círculo Temático Violência e Direitos Humanos – Subgrupo 8 – Políticas Públicas) lançaram nesta segunda-feira (31) o catálogo “Nordeste Criança: Olhares das Infâncias”. 

Com o objetivo de ilustrar o protagonismo e dar visibilidade às plurais infâncias nordestinas – além de possibilitar uma ampla reflexão sobre as vulnerabilidades e modos de agir de muitos adultos frente à pandemia da Covid-19 – a obra reúne os desenhos de 40 crianças que vivem nos mais diversos contextos – aldeia, assentamento, campo, cidade, favela, quilombo, litoral e sertão. 

A pedido das instituições, as crianças foram convidadas a expressar suas visões a partir de suas janelas e quintais, de modo a problematizar suas percepções sobre o atual momento de crise sanitária e de que forma isso tem impactado suas rotinas e suas vidas. Como resultado, a publicação expressa sentimentos como medo, angústia, saudade e esperança.

Voltado a psicólogas(os) e à sociedade em geral, o catálogo aborda as interfaces entre Psicologia, desenvolvimento e arte por meio de artigos produzidos pelas psicólogas Symone Melo (UFRN), Priscila Marques (UFRJ) e Marina Pinheiro (UFPE), configurando importante instrumento para a atuação da categoria frente aos temas relacionados à infância e adolescência. 

Nós, do Conselho Federal de Psicologia, temos nos debruçado sobre os impactos da pandemia na saúde mental da população, especialmente das crianças e dos adolescentes, buscando alternativas para promover o cuidado adequado e, também, lutando pela manutenção de seus direitos constitucionais”, pontuou a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, durante o lançamento.

Acesse a íntegra da publicação*.

Confira o ato de lançamento.

*O catálogo está salvo em formato de PDF interativo. Para funcionar corretamente, sugerimos que o arquivo seja aberto no Acrobat Reader ou no navegador Google Chrome.