Notícias

23/10/2015 - 13:44

CONPAS reorganiza ações para avaliar atuação e se prepara para última reunião de 2015

A próxima reunião da Conpas será a última deste ano e está marcada para o dia 28 de novembro, em Brasília

CONPAS reorganiza ações para avaliar atuação e se prepara para última reunião de 2015

Como ampliar o alcance da produção de documentos no âmbito da psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), considerando que a atual normativa, na avaliação de psicólogos e psicólogas, tem um alcance limitado no que se refere à atuação da categoria no SUAS.  Esse foi um dos temas debatidos pelos membros da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) durante a reunião executiva da comissão, realizada no dia 17 de outubro, em Brasília.

A reunião executiva da Conpas é o momento para reorganizar demandas. Os membros da Comissão recuperaram todas as atividades encaminhadas como prioritárias, neste ano, e fizeram um replanejamento delas. Na tentativa de solucionar os problemas encontrados com relação à normativa para a produção de documentos no âmbito do SUAS, a CONPAS pretende elaborar um novo documento, referendado pelo Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP), para que a categoria se oriente a partir desse conteúdo.

A atuação da Comissão em espaços como o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e no Fórum dos trabalhadores do SUAS foi outro tema na pauta da reunião.  A psicóloga e integrante da CONPAS, Carla Ribeiro, destaca o momento de cada um desses colegiados.

“Estamos em momentos diferentes, o CNAS está voltado para Conferência Nacional de Assistência Social que acontece neste ano. Mas também estamos em um momento muito critico que é o de cortes no orçamento, o que indica enxugamento e que tem reflexos na assistência. Sabemos quais são os limites, pois temos um orçamento centrado no pagamento de benefícios e, no momento que esses benefícios forem cortados, serão os cortes que irão diretamente na população que recebe esses benefícios”, aponta com preocupação a psicóloga.

Já o Fórum dos Trabalhadores do SUAS, segundo ela, passa por um momento de fortalecimento com uma participação maior dos Fóruns estaduais de trabalhadores que estão se formando em diversas regiões do país. O CFP é um dos incentivadores para que esses Fóruns sejam criados, fortalecendo, assim, a atuação do Fórum Nacional.

A próxima reunião da Conpas será a última deste ano e está marcada para o dia 28 de novembro, em Brasília. Desse encontro participam os membros da comissão executiva, convidados e representantes dos conselhos regionais de Psicologia.

Na avaliação da psicóloga Carla Ribeiro, a reunião executiva foi produtiva. ”Conseguimos passar por todas as tarefas pendentes e fazer uma reavaliação de todas as atividades. Concluímos o trabalho com a certeza de que temos muita coisa para fazer, muitos desafios, mas com um nível de organização e de trabalho engajamento dos participantes”, concluiu..

Na última reunião da Conpas em 2015, os participantes irão abordar, entre outros temas, as ações prioritárias para o próximo ano.