Notícias

11/05/2015 - 8:13

Conpsi: Salvador recebe um dos mais importantes eventos da Psicologia

O CFP participará do Congresso por meio de palestras, mesas de debates, um estande especial, além de, no dia 13, promover mais uma edição do Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas

Conpsi: Salvador recebe um dos mais importantes eventos da Psicologia

Logo_CFPnoConpsiA cidade de Salvador (BA) será a sede da 9ª edição do Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Conpsi), entre os dias 13 e 16 de maio. Com o tema “Psicologia e os desafios do mundo contemporâneo”, o congresso reunirá milhares de estudantes e profissionais para a troca de experiências sobre as mais diversas áreas da Psicologia contemporânea. O evento tem o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que realizará mesas, palestras e montará um estande especial para o atendimento ao público, com distribuição de materiais e transmissão de vídeos.

O Conpsi contará com, ao menos, dez conferências de docentes de universidades nacionais e internacionais, dezenas de minicursos, lançamentos de livros e publicações, comunicações orais, mesas redondas acadêmicas, institucionais e profissionais, relatos de experiências e um simpósio.

O CFP levará à capital baiana especialistas que abordarão temas da Psicologia relacionados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema Único de Saúde (SUS), direitos das mulheres, história da sociedade brasileira, dilemas e reflexões sobre a questão indígena e educação (da básica à pós-graduação), dentre outros. A participação da autarquia se dará, ainda, nas áreas de avaliação, métodos e medidas em Psicologia, Psicologia Social, Psicologia Política, Psicologia e questões sociais, história e epistemologia da Psicologia, Psicologia Escolar e Educacional, Sexualidade e Estudos Psicológicos de questões LGBTTs, Psicologia do Esporte e Psicologia Organizacional e do Trabalho (clique aqui e veja a programação completa do CFP no Conpsi).

Além disso, o público contará com um estande do Conselho, na entrada principal do Centro de Convenções, onde encontrará publicações relacionadas à Psicologia, exibição de vídeos, totem interativo com a impressão de fotos – sucesso no IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão (CBP) – e, ainda, terá contato direto com funcionários da autarquia disponíveis para consultas em relação a dúvidas. Também serão distribuídas as novas edições do Jornal do Federal e da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, bem como de tradicionais publicações científicas da entidade.

As inscrições para o Conpsi  http://www.conpsi2015.com.br/ podem ser feitas no site do evento e, até o dia 01 de maio, os participantes poderão se inscrever ainda com o valor promocional. Após essa data, a inscrição para participação e também para os minicursos só poderá ser efetuada no local do evento, no dia 13 de maio, a partir das 7h, no Centro de Convenções da Bahia.

Um grande evento da Psicologia

O Conpsi é um importante evento da Psicologia no Brasil. Resultado de parceria entre o então Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia e o Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região (Bahia), sua primeira edição ocorreu em 1999, em Salvador. De periodicidade bianual, até o ano de 2013 foram realizadas oito edições alocadas em diferentes cidades do Norte e Nordeste do Brasil.

Tradicionalmente, o evento reúne entre 3.500 a 5.500 participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de psicologia. A despeito de inicialmente ter sido concebido como um evento para favorecer a integração e difusão do conhecimento produzido em Psicologia no Norte e Nordeste do Brasil, desde sua primeira edição ganhou amplitude nacional, vindo a assumir um papel estratégico na organização da Psicologia no País.

8º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas

Além da participação em mesas e palestras durante o Conpsi, o Conselho Federal de Psicologia promoverá também, antes da abertura do evento, o 8º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, sob a temática “O Exercício Profissional enquanto Trabalho”, quando serão debatidas as condições de trabalho de psicólogas e psicólogos. O seminário acontecerá durante o dia 13, das 8h às 17h. A abertura do Conpsi acontecerá no mesmo dia e local, a partir das 18 horas.

Além das condições trabalhistas, o encontro abordará os aspectos ligados à formação em psicologia e às situações do dia a dia do profissional, com seus impactos no compromisso ético e na defesa incondicional dos direitos humanos, sob o aspecto da pluralidade da Psicologia.

Durante o dia, serão realizadas três mesas de debates com especialistas que abordarão políticas no contexto da saúde, da assistência social e da Psicologia na relação com a Justiça. O evento é gratuito. Saiba mais e faça a sua inscrição no site http://politicaspublicas.cfp.org.br/

CLIQUE AQUI e conheça a programação do CFP no Conpsi