Notícias

04/09/2014 - 10:21

Conselheiros do CFP participam de eventos do Dia do(a) Psicólogo(a)

CRPs pelo País organizaram diversas solenidades celebrando a data comemorativa dos (as) profissionais

Conselheiros do CFP participam de eventos do Dia do(a) Psicólogo(a)

Integrantes do XVI Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP) participaram de diversos eventos em comemoração ao Dia do(a) Psicólogo(a), em 27 de agosto, pelo País. No dia 27, a presidente do CFP, Mariza Monteiro Borges, participou de solenidade na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Ainda pela manhã ministrou, no Campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, a conferência “Panorama da Psicologia no Brasil”, organizada pela Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). À tarde, tratou do mesmo tema na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 Os conselheiros federais Rogério de Oliveira (vice-presidente) e Eliandro Araújo participaram, no Conselho Regional de Psicologia da 22ª Região (CRP-22, Maranhão), em São Luís, do debate “Democracia e participação no sistema de Conselhos”. Rogério participou de uma das mesas temáticas, “Democracia e Participação”, junto com a presidente do CRP-22, Nelma Pereira da Silva. O evento foi acompanhado por profissionais e estudantes.

O conselheiro-tesoureiro do CFP, Sérgio Braghini, proferiu palestra no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu (SP), para estudantes e professores, sobre Temas Contemporâneos da Psicologia. Ele discutiu a importância do tema dos Direitos Humanos na atualidade e apresentou a Comissão de Direitos Humanos e seus objetivos, além do trabalho que o CFP, com um todo, vem desenvolvendo.

A secretária do CFP, conselheira Maria da Graça Jacques, esteve na mesa de abertura da 8ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia, no Rio de Janeiro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Além de Maria da Graça Jaques, estiveram na mesa o presidente do Conselho Regional de Psicologia da 5ª Região (CRP 05, Rio de Janeiro), José Novaes, com o representante do Sindicato dos Psicólogos do RJ (SINDPSI-RJ) e a diretora do Instituto de Psicologia da UERJ, Rita Maria dos Manso de Barros.

No dia 28, a conselheira Meire Viana participou, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), de sessão solene em comemoração ao Dia do(a) Psicólogo(a). O evento foi proposto pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB).

 A psicóloga Ângela Pinheiro, que falou em nome dos (as) psicólogos (as) homenageados na sessão solene, defendeu a efetivação dos profissionais através de concurso público e a participação dos psicólogos, com compromisso e ousadia, no fortalecimento da sociedade brasileira.  “Considero o exercício da Psicologia um processo contínuo que vem se renovando. Vejo o exercício da profissão como um sacerdócio dedicado à sociedade brasileira”.  Ela também destacou o apoio dado à categoria tanto pelo Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP-11, Ceará) como do Conselho Federal de Psicologia (CFP).