Notícias

06/06/2023 - 9:53

Conselho Federal de Psicologia debate ações e políticas na América Latina sobre saúde mental e luta antimanicomial

Seminário ouviu especialistas de diferentes países sobre as experiências exitosas em direitos humanos e saúde mental

Conselho Federal de Psicologia debate ações e políticas na América Latina sobre saúde mental e luta antimanicomial

As relações entre direitos humanos e a saúde mental na América Latina foram o foco dos diálogos em seminário realizado na sexta-feira (25), em Brasília/DF, com especialistas do Brasil, Uruguai, Chile, Guatemala e México. O evento foi uma parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a organização social Desinstitute, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

O Seminário Latino-americano de Direitos Humanos e Saúde Mental: nos caminhos da Desinstitucionalização apresentou perspectivas do atual cenário das políticas de saúde mental e de violações de direitos no Brasil e na América Latina. Também foram debatidos os mecanismos capazes de viabilizar o cuidado em liberdade a partir de práticas exitosas na região.

O conselheiro do CFP Gabriel Henrique Figueiredo foi o mediador do bloco que abordou práticas bem-sucedidas e os desafios na América Latina sobre saúde mental e direitos humanos. Ele avaliou que a região tem avançado na construção efetiva de políticas e ações de enfrentamento a uma lógica manicomial, mas também vislumbrou desafios.

“Acredito que a grande dificuldade da desinstitucionalização não vem necessariamente em função de questões geográficas dos países, mas em razão do rompimento de uma perspectiva colonizadora intrínseca à lógica manicomial”, avaliou.

A programação também contou com o lançamento da publicação digital “Desinstitucionalização – Da saída do manicômio à vida na cidade: estratégias de gestão e de cuidado”,editada pelo Desinstitute para mobilizar atores estratégicos nos territórios e conscientizar tomadores de decisões da esfera pública acerca de políticas nacionais que visam à desinstitucionalização.

O seminário também recebeu representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Câmara Federal, Senado, Defensoria Pública da União (DPU), Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e de movimentos sociais da luta antimanicomial.

A íntegra do evento pode ser acessada no canal do CFP do YouTube no link abaixo.