Notícias

13/06/2019 - 10:32

Conselho Federal de Psicologia e Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego se mobilizam frente ao PL 3267/19

As duas entidades da Psicologia cumpriram agenda conjunta de diálogos no legislativo, no DENATRAN e com debate on-line sobre o tema

Conselho Federal de Psicologia e Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego se mobilizam frente ao PL 3267/19

De 10 a 12 de junho, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (ABRAPSIT) cumpriram intensa agenda conjunta no intuito de marcar posição frente ao Projeto de Lei nº 3267/19, apresentado pela Presidência da República, que propõe alteração de regras relativas à segurança no trânsito e muda as práticas de saúde psicológicas e médicas no processo da Carteira Nacional de Habilitação.

As duas entidades da Psicologia se reuniram com os senadores Styvenson Valentim (PODE/RN), Humberto Costa (PT/PE) e Paulo Paim (PT/RS), assim como com as(os) deputadas(os) federais Helder Salomão (PT/ES), Reginaldo Lopes (PT/MG), Alencar (PT/SP), Paulo Ganime (Novo/RJ), Daniel Coelho (Cidadania/PE), Emanuelzinho (PTB/MT), Gonzaga Patriota (PSB/PE), Christiane Yared (PL/PR) e Liziane Bayer (PSB/RS).

As(Os) parlamentares se mostraram favoráveis às posições do CFP e ABRAPSIT, manifestando sua preocupação com as mudanças propostas no PL, e o impacto delas para a segurança no trânsito. A deputada Christiane Yared, conhecida por sua luta a favor da segurança e paz no trânsito, mostrou preocupação em relação ao Projeto de Lei, e manifestou total apoio à realização mais periódica da perícia psicológica no contexto do trânsito, ressaltando ser fundamental para um trânsito mais seguro.

Na agenda do CFP e ABRAPSIT também foi contemplada uma reunião no DENATRAN, com o coordenador geral de planejamento, gestão e controle, Sr. Carlos Magno da Silva Oliveira, na qual foi garantida a retomada das Câmaras Temáticas do CONTRAN, sendo reforçada a importância de que o CFP e ABRAPSIT participassem das câmaras temáticas relacionadas a Saúde e Educação.

Finalizando a série de atividades propostas, no dia 12 de junho foi realizado um Diálogo Digital para discutir e apresentar o posicionamento do CFP e da ABRAPSIT sobre o PL 3267/19. O debate on-line foi transmitido ao vivo pelo site e redes sociais do CFP.

Para a presidente da ABRAPSIT, Patricia Sandri, “o Diálogo Digital reafirma a parceria e compromisso do CFP e da ABRAPSIT em trabalhar para um trânsito mais seguro”. A diretora científica da ABRAPSIT, Juliana Guimarães, destacou que “a semana foi muito produtiva, no sentido de mostrar a importância da Psicologia do trânsito e o quanto ela pode contribuir para a sociedade”. Para o conselheiro do CFP, Fabián Rueda, “a parceria entre CFP e ABRAPSIT tem sido de extrema importância para as ações que estamos desenvolvendo, e vamos continuar defendendo a Psicologia do trânsito e as psicólogas inseridas nesse contexto”.

Leia mais

Diálogo Digital debate propostas de alterações no Código de Trânsito Brasileiro