O Conselho Federal de Psicologia (CFP) teve representação nesta terça-feira, dia 06, na cerimônia de transmissão de cargo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília. Rogério Oliveira, vice-presidente da autarquia, participou do evento em nome da autarquia.
“Não basta derrubar as cercas do latifúndio, mas as cercas individualistas, excludentes do processo social”, afirmou o novo ministro do MDA, Patrus Ananias. À frente do ministério, o gestor disse que trabalhará para que o princípio da função social da terra seja mais reconhecido, regulamentado e aplicado. Para o ministro, o dispositivo da Constituição está “na raiz das reformas que desafiam o país: a reforma agrária e a urbana”. Para ele, o reconhecimento da função social da terra não implica negar o direito à propriedade, mas “adequá-lo aos outros direitos fundamentais, ao interesse público e integral do Brasil”.
Patrus Ananias prometeu ainda ampliar os mecanismos de democracia participativa, ouvindo conselhos populares e conferências regionais, além de dialogar com movimentos sociais, associações e representantes religiosos. Ele acrescentou que dará continuidade e aprofundará ações já em andamento no MDA, como a implantação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural que, segundo ele, consolidará a experiência do ministério no campo.
Com informações da EBC
Fotos: CFP