Notícias

23/03/2020 - 11:09

Coronavírus: CFP realiza Diálogo Digital sobre atuação profissional no SUS e SUAS

Especialistas debaterão a atuação e a segurança das(dos) profissionais durante a pandemia

Coronavírus: CFP realiza Diálogo Digital sobre atuação profissional no SUS e SUAS

Diante da importância da atuação profissional da Psicologia nas Políticas Públicas de Saúde e de Assistência Social no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza, nesta segunda-feira (23) às 16h, o Diálogo Digital “Coronavírus e a atuação da Psicologia nas políticas de saúde e assistência social”. O debate on-line irá reunir especialistas e será transmitido ao vivo pelo Facebook do CFP. Participe mandando perguntas para comunica@cfp.org.br.

A presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, será a mediadora do debate, que contará com a participação da conselheira do CFP e psicóloga com atuação na Assistência Social, Célia Zenaide, e da conselheira do CFP e representante da Autarquia no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Marisa Helena Alves.

Segundo Ana Sandra, a atuação e segurança das(dos) profissionais de Psicologia que trabalham nas políticas públicas é aspecto central do enfrentamento ao problema. “Cuidar dos profissionais da saúde e da assistência social nesse momento de crise significa proteger toda a sociedade”, avalia.

Desde o início da pandemia aqui no Brasil, o CFP tem se posicionado no sentido de orientar para que as(os) profissionais da Psicologia possam atuar de forma segura diante da atual crise epidemiológica instaurada no país.

É nesse contexto que o Diálogo Digital abordará o debate sobre as maneiras de proteger as(os) psicólogas(os) que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), compreendendo seu papel estratégico de levar informações e orientações mais adequadas a seus territórios de atuação. A ideia de fazer um Diálogo Digital sobre o tema surgiu para atender uma demanda da categoria, que tem procurado o CFP em busca de orientações neste momento de pandemia.

O Diálogo Digital desta segunda (23) faz parte de uma série de conteúdos produzidos pelo CFP e por todos os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) para informar à categoria sobre o exercício profissional e a atuação em emergências e desastres, em contextos clínicos, de assistência social, saúde, políticas públicas, entre outros. Todos os materiais estão reunidos em um mesmo espaço dentro do site do CFP. Acesse aqui.