Notícias

25/03/2020 - 9:57

Coronavírus: Orientações sobre atividades acadêmicas na graduação em Psicologia

Para CFP, Abep e Fenapsi, é preciso ponderar as consequências do ensino e do estágio a distância para garantir a qualidade da formação, mesmo diantes de ações emergenciais

Coronavírus: Orientações sobre atividades acadêmicas na graduação em Psicologia

A Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), em conjunto com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), lançou na terça-feira (24) uma nota pública na qual convoca coordenadoras(es) e docentes da graduação em Psicologia a refletir sobre os impactos do ensino e do estágio a distância na área.

O debate voltou à tona em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), momento no qual recentes medidas do Governo Federal e normativas do Ministério da Educação (MEC) tentam flexibilizar a realização remota de práticas acadêmicas, tendo em vista a paralisação temporária das Instituições de Ensino Superior (IES) como ação preventiva à propagação e contaminação pelo vírus.

Na nota pública – assinada também por diversas entidades da Psicologia e por todos os Conselhos Regionais de Psicologia – os signatários reconhecem a urgência de debater alternativas ao problema, mas chamam a atenção para a necessidade de avaliar a pertinência das medidas que vêm sendo adotadas. Nesse sentido, as instituições ponderam que não seja aceita a adoção de disciplinas a distância com percentual superior “aos já excessivos 40%” permitidos pela Portaria MEC 2.117/2019.

No entendimento das entidades, a substituição de disciplinas presenciais por atividades a distância, sem o devido planejamento prévio ou as ferramentas suficientes, poderá acarretar prejuízos à formação das(os) estudantes. Além disso, a oferta não se daria de maneira igualitária às(aos) graduandas(os), uma vez que muitas(os) não possuem os equipamentos necessários e dependem da estrutura das universidades.

O documento também critica a oferta de estágio e supervisão acadêmica na modalidade EAD. A esse respeito, ABEP, CFP e Fenapsi chamam a atenção para a Lei 11.788/2008, que dispõe sobre os estágios, a Resolução CNE/MEC 05/2011, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, e as diretrizes aprovadas pelo CNE em 2019 – que ainda aguardam homologação pelo MEC. “Sabemos que há instituições interpretando equivocadamente o artigo primeiro da lei de estágio, que denomina o estágio como ato educativo, considerando que, se é ato educativo, vale a mesma regra que flexibiliza a oferta de disciplinas. Tal interpretação é, senão descabida, deturpada”, aponta a nota. Os estágios não poderão ser oferecidos na modalidade a distancia, remota ou qualquer alternativa que não presencial.

As entidades que assinam o documento também solicitam que as instituições de ensino proponham um calendário viável de reposição das aulas e, ao mesmo tempo, zelem pela qualidade de seus cursos e pela saúde de suas(seus) docentes e discentes, clamando para que “mantenham contato, criem estratégias de diálogo interno e externo, mas não comprometam a formação em Psicologia e tratem com justiça e equidade a comunidade universitária”.

Assinam esta nota:
ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia
ABECIPsi – Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia
ABPD – Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento
ABPJ – Associação Brasileira de Psicologia Jurídica
ABPP – Associação Brasileira de Psicologia Política
ABRAP – Associação Brasileira de Psicoterapia
ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
ABRAPSIT – Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego
ABRAPSO – Asociação Brasileira de Psicologia Social
ABP+ – Asociação Brasileira de Psicologia Positiva
CFP – Conselho Federal de Psicologia
CONEP – Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia
FENAPSI – Federação Nacional dos Psicólogos
FLAAB – Federação Latino Americana de Análise Bioenergética
IBAP – Institudo Brasileiro de Avaliação Psicológica
IBNeC – Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento
SBPH – Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

Conselhos Regionais de Psicologia:
CRP 01 (DF), CRP 07 (RS,) CRP 13 (PB), CRP 19 (SE),
CRP 02 (PE), CRP 08 (PR), CRP 14 (MS), CRP 20 (AM/RR),
CRP 03 (BA), CRP 09 (GO), CRP 15 (AL), CRP 21 (PI),
CRP 04 (MG), CRP 10 (PA/AP), CRP 16 (ES), CRP 22 (MA),
CRP 05 (RJ), CRP 11 (CE), CRP 17 (RN), CRP 23 (TO),
CRP 06 (SP), CRP 12 (SC), CRP 18 (MT) e CRP 24 (AC/RO)

Acesse a íntegra da nota.

Nota sobre atividades acadêmicas nos cursos de graduação em Psicologia em tempos de pandemia.