Notícias

20/10/2009 - 14:20

CQC é eleito o melhor programa da TV aberta para a campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”

Há qualidade na TV aberta brasileira? Esse questionamento foi tema do Dia Nacional Contra a Baixaria na TV deste ano. O evento é realizado sempre no terceiro domingo do mês de outubro. Para celebrar a data, a campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” elaborou uma enquete para saber a opinião do público sobre qual é o melhor programa na TV aberta brasileira

O resultado foi divulgado ontem, 18/10 no programa Ver TV Especial exibido, ao vivo, pela TV Brasil e TV Câmara. Participaram da enquete o CQC (TV Bandeirantes), Altas Horas (TV Globo), Observatório da Imprensa (TV Brasil), Roda Viva (TV Cultura) e Castelo Rá Tim Bum (TV Cultura).

A coordenação nacional da Campanha convidou alguns especialistas da área de comunicação, além de figuras representativas de outros setores, para indicar uma lista com os cinco melhores programas em exibição na TV aberta.

A partir dessas indicações foi elaborada a enquete para votação no site da Campanha onde centenas de telespectadores votaram. Além da enquete, também foram entrevistadas, pessoalmente, trezentas pessoas na Rodoviária do Plano Piloto de Brasília.

O programa que teve maior número de votos foi o CQC (TV Bandeirantes), com 63, seguido do Altas Horas (TV Globo) com 11, Castelo Rá Tim Bum (TV Cultura) com 9,7, Roda Viva (TV Cultura) com 8,7 e Observatório da Imprensa, (TV Brasil), com 7,7.

Desde sua criação, em 2002, a Campanha prima pela qualidade da programação televisiva, ao denunciar os programas que violam os direitos humanos. O objetivo é colaborar com a melhoria da televisão brasileira, considerada um importante instrumento na promoção da cidadania brasileira.

Especialistas e demais convidados

Participaram das indicações dos melhores programas em exibição na TV aberta brasileira os seguintes especialistas e convidados, dentre outros:
Eugênio Bucci (jornalista, professor e ex-presidente da Radiobrás), Murilo César Ramos (professor universitário), Venício de Lima (professor universitário), João Freire (professor universitário), Pedrinho Guareschi (psicólogo e professor universitário), Padre Geraldo Martins (CNBB), Márcio Araújo (CDHM), Toni Reis (ABGLT), Fátima Tassinari (ABGLT), Jacira Silva (MNU), Edgard Rebouças (professor universitário e EPCOM), Cleomar Souza Manhas (INESC), Denise da Veiga Alves (CIMI), Isabella Henriques (Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana).

Fonte: Ética na TV