Notícias

01/12/2025 - 16:14

CREPOP: Reunião Nacional da Rede marca a apresentação da nova metodologia de pesquisa e planeja ações para marcar os seus 20 anos

Encontro em Brasília reuniu representantes de todos os Conselhos Regionais e do CFP para alinhar o Plano de Trabalho 2026 do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas

CREPOP: Reunião Nacional da Rede marca a apresentação da nova metodologia de pesquisa e planeja ações para marcar os seus 20 anos

No dia 19 de novembro, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou, em Brasília/DF, mais uma edição da Reunião Nacional da Rede CREPOP. O encontro discutiu a atuação da Psicologia em políticas públicas, a produção de referências técnicas e o balanço das atividades do ano.

O evento reuniu as novas equipes regionais que integram a Rede CREPOP para alinhar diretrizes, debater a nova metodologia para as publicações e o plano de trabalho para 2026. Foram avaliados os temas considerados estratégicos para compor o próximo ciclo de produção de referências técnicas, visando qualificar e orientar a atuação da categoria em diferentes políticas públicas.

A conselheira-tesoureira do CFP, Neuza Guareschi, explica que as reuniões com a rede do CREPOP de todo o país representam um momento de articulação e planejamento, com a participação de conselheiras(os) e técnicas(os) de todos os Conselhos Regionais de Psicologia.

“A Reunião Nacional é o nosso principal momento de articulação. Ao reunirmos conselheiros e técnicos de todo o país, conseguimos não apenas planejar o futuro da rede, mas principalmente qualificar a atuação da categoria. O objetivo central é que esse intercâmbio resulte em um aprimoramento real da presença da Psicologia nas políticas públicas”, salientou a conselheira.

Nova Metodologia

Durante o encontro, foi apresentada a nova metodologia de pesquisa do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). A atualização sugere uma reorientação paradigmática ao promover uma integração maior entre a pesquisa e a elaboração das Referências Técnicas (RTs). A nova metodologia ainda passará por uma etapa de pesquisa piloto.

O objetivo central é superar o modelo onde as equipes locais atuavam apenas na produção de dados, garantindo agora a participação ativa da rede em todas as etapas do processo, inclusive na redação das referências técnicas. Essa mudança busca valorizar a diversidade do cenário brasileiro e fortalecer o vínculo entre a prática profissional nos territórios e a produção teórica.

Construída coletivamente ao longo de 2024 e 2025, a nova metodologia estipula um ciclo de produção mais ágil, com prazo total de 18 meses divididos em 14 etapas — desde a avaliação de viabilidade até o lançamento e devolutiva. A proposta busca alinhar os documentos às demandas contemporâneas da categoria e da gestão pública, com a execução de um projeto piloto programado para iniciar em 2026.

Projetos e temas estratégicos para 2026

O Plano de Trabalho 2026 organiza-se em três eixos inter-relacionados: Pesquisa, Consolidação, Testagem da Metodologia (piloto) e 20 Anos de CREPOP.

O tema para o ciclo de pesquisa de 2026, baseado em deliberações do 12º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), será definido na reunião APAF de dezembro. As áreas de atuação que ainda não possuem referência técnica, conforme propostas da categoria, e que se mostram essenciais, incluem Migrações, Apatridia e Refúgio, Meio Ambiente e Emergência Climática, Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS), Cuidados Paliativos no SUS, Educação Superior e Ensino Técnico, e Centros Especializados de Reabilitação (CER).

Para 2026, estão previstos lançamentos de Referências Técnicas que contemplem questões relacionadas ao cuidado a pessoas com deficiência, atuação na Rede de Apoio Psicossocial e também nos Serviços de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social.

20 anos do CREPOP

O ano de 2026 representará um marco histórico para o Centro: a celebração de seus 20 anos de existência. Para marcar a data e valorizar a memória técnica e política construída ao longo dessas duas décadas, será implementado um conjunto de ações institucionais voltadas ao fortalecimento da Rede CREPOP.