Notícias

17/12/2006 - 13:41

Criado o CRP 17

A Assembléia das Políticas Administrativas e Financeiras do Sistema Conselhos aprovou, na noite deste sábado, 16 de dezembro, o desmembramento do CRP13-Paraíba e Rio Grande do Norte, com emancipação da Seção Rio Grande do Norte para criação do seu CRP.

Histórico – Na APAF de dezembro de 2005 o CRP 13/Seção RN apresentou um detalhado projeto de desmembramento do CRP13/PB e RN e criação de um Conselho de Psicologia no Rio Grande do Norte, guiado pelo objetivo de melhor servir aos interesses da categoria em seu exercício profissional, dentro de uma perspectiva democrática, em total consonância com os princípios preconizados pela boa administração e pela gestão participativa. A Seção acatou todas as sugestões apontadas, à época, pela APAF e, agora, apresentou novamente seu projeto, já com as modificações e correções necessárias.

Um plebiscito no estado demonstrou que 95% dos psicólogos inscritos são favoráveis ao desmembramento. A criação do novo CRP no Rio Grande do Norte  vem ao encontro da meta de estadualização dos conselhos de Psicologia, preconizada pelo I Congresso Nacional da Psicologia e realizada pelo CFP, com vistas a proporcionar a otimização da mobilização e da participação dos profissionais psicólogos de cada unidade da federação.

O desmembramento do Rio Grande do Norte, que constitui agora o CRP 17 do Sistema Conselhos, foi aprovado por unanimidade pela plenária da APAF.